O maior problema da dieta cetogênica

Eles funcionam? Sim – você perde peso inicialmente com uma dieta de alta proteína/baixo teor de carboidratos, mas 90% de sua perda de peso inicial é água, e aí que começam os problemas.

O que acontece depois que seu corpo perdeu seu peso em água? Ele começa a queimar a gordura restante e depois, por falta de carboidratos para queimar por energia, ele começa a queimar proteínas – seus músculos.

Dieta cetogênica: o que ela faz?

Estas dietas induzem uma condição metabólica conhecida como cetose, que é realmente uma condição pouco saudável encontrada em pessoas que sofrem de doença renal e diabetes. Geralmente não é encontrada em pessoas saudáveis.

A proteína queimada não é saudável porque a proteína é o material de construção da natureza e é vital para reparar e reconstruir as células, tecidos e órgãos de seu corpo. Os defensores das dietas com baixo teor de carboidratos/elevada proteína/gordura minimizam a cetose e afirmam que ela é a prova de que seu corpo está queimando gordura. Isso é verdade em parte. A cetose queima gordura, mas queima também, eventualmente, o tecido muscular do seu corpo.

Dieta cetogênica: porque é perigoso?

Se você já esteve em uma dessas dietas, você já notou que sua urina fica amarela. Isto é devido às cetonas, que é um subproduto da cetose. Isto é uma evidência de que seu corpo está queimando e quebrando o tecido muscular, que é proteína.

Isso é perigoso porque se a proteína de seu corpo for quebrada em demasia, você poderá sofrer danos irreparáveis ao fígado e aos rins. Outros sintomas de ruptura muscular são evidentes na fraqueza geral, fadiga e falta de energia.

Outra coisa a considerar sobre as dietas de baixo teor de carboidratos/alta proteína é que durante o processo de cetose seu corpo também decompõe ácidos graxos e os converte em cetonas e acetonas que são utilizadas como combustível.

Um efeito colateral disto é que seu corpo perde minerais vitais como potássio e sódio. Isto reduz seu nível de hormônio tireoidiano que, por sua vez, retarda seu metabolismo e, subseqüentemente, sua taxa de perda de peso. Além disso, a cetose pode aumentar seus níveis de colesterol no sangue, o que definitivamente não é uma situação segura.

Como evitar isso?

Uma vez que você pare o regime, o peso se acumula de novo e depois algum. Há uma maneira simples de evitar isto. Não restrinja sua dieta a nenhum grupo ou categoria alimentar.

Ao invés de cortar cegamente os carboidratos e aumentar a ingestão de proteína e gordura, você deve optar por uma proporção saudável de 30% de proteína, 15% de gordura e 55% de carboidratos complexos.

Esta proporção ajudará você a perder peso de forma constante e segura. A chave é reduzir a gordura e os carboidratos SIMPLES – carboidratos brancos, como arroz, pão francês – e não os carboidratos em geral.

Dieta cetogênica: outras desvantagens

Outra desvantagem das dietas com baixo teor de carboidratos/alta gordura é que os estudos mostram que quanto menos carboidratos você consumir, maior será a probabilidade de consumir mais gordura.

E esse excesso de gordura é armazenado nas células gordurosas do seu corpo onde permanecerão indefinidamente, entupindo suas artérias com colesterol insalubre. Assim, quanto mais gordura você comer, mais seu corpo reterá, não importa o pouco carboidrato que você coma, mesmo que você não coma nenhum carboidrato.

Existem alguns remédios para emagrecer que são 100% naturais e prometem aumento metabólico, considere utilizar um em seu dia-a-dia. Mas cuidado, a escolha do melhor emagrecedor é sempre acompanhada pela opinião médica.

Agora aqui está o segredo sobre comer carboidratos complexos. Como os carboidratos complexos têm um índice glicêmico baixo, seu corpo tem que usar 250% mais energia para converter esses carboidratos em combustível do que para converter gordura em combustível.

Seu corpo se esforça mais para metabolizar e queimar calorias de carboidratos complexos do que para converter a gordura em combustível. O resultado? Redução de peso segura e sistemática – a melhor maneira de evitar problemas de saúde e flacidez de pele causados por perda de peso muito rápida.

Leia também: Principais danos causados ao ombro pelo uso da bolsa errada

Comments are closed.