Características de um bom Analista da qualidade

Analista da qualidade é uma função muito utilizada nas instituições públicas e privadas, cujo a função é analisar documentos, registros, métodos, metodologias para verificar a qualidade do serviço fornecido por uma instituição, não importando o seu segmento.

Essas análises visa validar o processo, produto,  serviço ou sistema utilizado ou praticado pelas instituições, dessa forma, o analista verifica se os documentos, registros estão conforme especificado em desenhos, normas, instruções de trabalho, procedimentos e/ou requisitos internos e/ou requisitos específicos dos clientes.

Sendo assim, a verificação deve ser feita confrontando os meios utilizados para validação com os métodos ou metodologias utilizadas, dessa forma o analista aprova e valida todos o processo dentro da instituição,

Algumas características são importantes para que o analista da qualidade não cometa erros de avaliação, ou seja, aprove um processo com falhas em algum documento ou registro, esses erros podem ser deste a digitação, preenchimento de registros ou documentos até o uso de metodologias, normas, procedimentos e/ou especificações aplicada por quem desenvolveu a atividade, e/ou realizou o serviço, entre outras, conheça nosso curso analista de qualidade.

Essas características que um bom analista deve ter são:

– Conhecimento técnico no desempenho de sua função

Esse conhecimento pode ser adquirido através de treinamento e/ou capacitação, onde o analista da qualidade obtém durante o estudo em cursos específicos, a preparação para exercer a função, além disso, o tempo de experiência no exercício da função é um ponto fundamental para que o analista da qualidade se torne um especialista.

– Atenção

O analista da qualidade deve desenvolver essa atividade com o máximo de atenção possível para evitar falhas no desempenho de sua função e para que elas não comprometa todo o trabalho realizado dentro da instituição.

– Coerência

A coerência nas análises no fornecimentos dos resultados deve fazer parte da função do analista da qualidade, sempre atuando de forma estritamente profissional, evitando ações tendenciosas.

– Informações

Todas as informações contidas nos documentos devem ser verificadas e checadas não importando a capacidade de quem realizou o serviço, sempre comparando as informações dos registros e documentos com as especificações de projetos, normas se aplicáveis, procedimentos etc.

Profissionalismo

O analista da qualidade deve agir com profissionalismo no desempenho de sua função, as decisões devem ser tomadas baseadas em fatos, não em função de afinidade por quem realizou o serviço.

– Histórico

O histórico de quem realizou ou serviço não deve ser levados em conta, pois todo e qualquer pessoa podem cometer erros independente do grau de capacidade e o fato de a pessoa nunca ter fornecido serviço sem erros, não queira dizer que o serviço é 100% garantido, pois uma hora pode acontecer e se não for verificado alguma etapa do processo nas análises de documentos as falhas podem ir parar no cliente e comprometer todo o trabalho realizado.

Etapas

O analista da qualidade durante o processo de análises de documentos e registros não deve pular etapas, todas as etapas devem ser verificas, seguindo os fluxos dos processos e/ou documentos, se for antecipada alguma etapa, no final todas devem ser checadas.

– Pontualidade

A pontualidade na entrega do serviço é muito importante, porém o tempo não deve se sobrepor a qualidade geral do serviço prestado, pois é preferível gastar um pouco mais de tempo nas análises de documentos e registros do que entregar o serviço com falhas nas análises das evidências dos processos, produtos e serviços.

– Preparação

A preparação de um analista da qualidade deve começar pela capacitação técnica, treinamentos práticos, períodos de acompanhamento feitos por um profissional experiente é de fundamental importância para que o treinado ganhe confiança e segurança para o exercício da função.

– Experiência

A experiência no exército da função vem com o tempo de trabalho na função, e à medida que o analista da qualidade executa suas atividades ele se desenvolve cada vez mais, pois existem vários processos e em diferente segmentos.

– Metodologias

Cada empresa e/ou em cada segmento, seja na instituição privada ou pública possuem um metodologia própria, podendo diferenciar uma da outra devido a normas, procedimentos, manuais estabelecidos pelo seu sistema de gestão, propiciando sempre um novo aprendizado.

– Ajuda de especialista

Muitas vezes o analista da qualidade pode recorrer a ajuda de um especialistas em determinado processo para entender os métodos aplicados e/ou utilizado no desenvolvimento de determinada atividade e na elaboração de algum documento ou registro para que as análises de documentos ou registros sejam concluídas com sucesso.

– Mente aberta

O analista da qualidade deve ter a mente aberta para receber críticas e sugestões, assim como ser flexível em determinadas situações para não atrapalhar o processo de análises, porém a decisão final na aprovação e validação de processos, atividades, documentos e registros compete a ele, assim como cabe a ele aceitar ou não as evidências produzidas pelos responsáveis pelas atividades ou processos.

– Padrão

Não existe um padrão para o analista da qualidade desempenhar suas funções e/ou seguir o processo de análises, pois como já foi dito o ambiente de trabalho pode mudar de empresa para empresa, não importa o segmento e o colaborador tem que se adaptar a a filosofia e a sistemática de trabalho da empresa.

Trabalho em equipe

“Trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de qualquer trabalho”

Sendo assim, o analista da qualidade ele não é um colaborador independente dentro de uma organização, mesmo que ele não esteja integrado a uma equipe de trabalho ele faz parte de um sistema e dele depende o fornecimento de resultados de sua própria função, dessa forma a colaboração com atividades de outros departamentos pode fazer parte do seu dia a dia de trabalho.

– Evolução

O analista da qualidade deve estar sempre disposto a evoluir, e buscar aprender novas metodologias, novas ferramentas da qualidade e novos curso de aperfeiçoamento, pois o aprendizado constante auxilia na diversificação das suas atividades e contribuir para uma boa formação profissional.

– Fixação

Dentro de uma empresa o analista da qualidade não deve ficar preso apenas no desempenho das atividades de analista, sempre ficar atendo no desenvolvimento dos processos, produtos, serviços e sistemas da organização, sempre procurar se envolver em outras atividades, dessa forma, contribui para sua formação, desenvolvimento e crescimento profissional, assim como, no desempenho de suas atividades.

Sistemas de gestão

Dentro de um sistema de gestão de uma empresa existem diversas atividades onde o analista da qualidade deve manter-se conectado, pois os requisitos específicos internos e  dos clientes podem aparecer por diversas fontes, principalmente quando uma empresa possui diversos sistemas de gestão integrados, dessa forma, instruções, procedimento e manuais devem ser seguidos à risca, mesmo que sua sistemática de trabalho seja única dentro da empresa.

– Política da qualidade

As políticas de qualidade das empresas geralmente estão integradas a sistemas de gestão e alinhadas aos indicadores da qualidade e, portanto, merece apreciação por parte do analista da qualidade e a mesma deve ser observada com atenção, pois muitas vezes podem existir documentos ter como parâmetro a política da qualidade.

– Recomendações

O uso e aplicação de algumas metodologias e ferramentas da qualidade, assim como, alguns cursos específicos são importantes para o conhecimento do analista da qualidade, pois dependendo do segmento da empresa serão necessários para que o analista da qualidade tenha algum conhecimento no mínimo básico para realizar o seu trabalho dentro da organização, veja a seguir.

Interpretação e Implantação Norma NBR ISO 9001:2015, exigidos em empresas que tenham seu sistema de gestão certificado, porém existem empresas que possuem seu sistema de gestão certificados em outras normas para atenderem demandas de mercado, tenha conhecimento do básico ao avançado de interpretação e implantação da ISO 9001:2015 em nosso curso online de iso 9001.

Programa 5S – Housekeeping, uma ferramenta da qualidade utilizada em qualquer segmento de mercado para reestruturar as áreas e/ou departamentos de uma empresa, com o objetivo de fornecer melhores condições de trabalho dos colaboradores, visando a melhoria da produtividade e qualidade.

Tratamento de não conformidades e ações corretivas, usado para resolver problemas de falhas ocorridas em processos, produtos e serviços dentro de uma empresa, seria importante que o analista da qualidade tivesse algum conhecimento básico nessa área.

Metodologia 8D – Disciplinas, uma metodologia usada para análises e soluções de problemas, visa solucionar problemas ocorridos em processos, produtos e serviços dentro de uma empresa e pode ser aplicado em empresa de qualquer segmento.

FMEA – Análises do Efeito e Modo da Falha, uma metodologia utilizada  para prevenção falhas em processos, projetos e produtos pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento, faz parte de um dos manuais de referência da norma ISO/TS 16949, exigidos pelas montadoras de veículos e seus fornecedores.

– PPAP – Processo de Aprovação de Peça de Produção, uma metodologia utilizada para validar e aprovar processos, projetos e produtos, pode ser aplicado em empresa de qualquer segmento, faz parte de um dos manuais de referência da norma ISO/TS 16949, exigidos pelas montadoras de veículos e seus fornecedores.

– 7 Ferramentas da Qualidade, um conjunto de ferramentas da qualidade utilizadas em diversos campos na área da qualidade e em processos, com objetivo de reestruturar os processos e solucionar problemas de qualidade, pode ser aplicado em empresas de qualquer segmento.

– Controle de Qualidade, seria importante que o analista da qualidade, assim como qualquer outro colaborador conhecesse os fundamentos da qualidade, fazendo um curso mesmo que básico para atender as demandas de mercado e  pode ser exigido para aplicação em seu próprio trabalho.

– Desenho Técnico, utilizado em empresas de qualquer segmento e que desenvolvem projetos ou produtos, ou ainda fabricam produtos e são obrigados a seguir formas ou configurações especificadas em projetos ou produtos, sendo assim, de acordo com aplicação seria necessário que o analista da qualidade adquirisse conhecimento mesmo que básico, pois pode ser exigido para aplicação em seu próprio trabalho.

– Metrologia, utilizado em processos de medição em empresas de qualquer segmento, é aplicado para validar processos produtos e serviços dentro da empresa, é importante que o analista da qualidade tenha algum conhecimento mesmo que básico, pois o ramo da metrologia é muito amplo, existem milhares de equipamentos no mercado e cada empresa possui o seu processo de medição de acordo com o produto fabricado.

– Brainstorming, uma metodologia que visa disciplinar os colaboradores de uma empresa através de reuniões de grupo, propor soluções para a melhoria da qualidade, pode ser aplicada em conjunto com outras ferramentas da qualidade, podendo ser aplicada em qualquer área da empresa.

– 6 (Seis) Sigmas, uma metodologia usada para resolver problemas crônicos em processos, é voltada para melhoria dos processos, produtos e serviços dentro de uma empresa, visando a melhoria da produtividade.

Nota: Essas são apenas algumas ferramentas da qualidade, metodologias e/ou cursos específicos indicado, pois as exigências no mercado de trabalho poderão variar de empresa para empresa e de acordo com o segmento dela no mercado, existem outras metodologias ou ferramentas e/ou cursos específicos que poderão ser exigidos, porém, seria importante que o analista da qualidade dependendo do segmento em que ele pretende atuar, faça uma pesquisa de quais os cursos, metodologias ou ferramentas da qualidade serão necessários para que ele possa desenvolver o seu trabalho com competência, conheça todas as metodologias mencionadas acima em nosso curso de analista da qualidade.

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– Melhoria contínua

A melhoria no desempenho de suas atividades deve ser uma preocupação do analista da qualidade para o bom desempenho e aprimoramento no exercício de suas funções, deve ficar atento sempre as exigências de mercado para que ele possa aprimorar o seu conhecimento.

José Aírton Luiz da Silva – 24/01/2022

 

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