Estratégias de crescimento para o sucesso do seu e-commerce

Em meio a uma pandemia global, as empresas de comércio eletrônico tiveram um grande aumento em suas vendas. Compradores de todas as idades deixaram lojas físicas e optaram por comprar no conforto de suas casas e de seus telefones celulares.

E embora os bloqueios e quarentenas acabem e as compras pessoais aumentem, os analistas esperam que o crescimento do comércio eletrônico continue no futuro. A sua loja de comércio eletrônico está pronta para crescer?

Para ajudá-lo a se preparar, aqui estão algumas estratégias de crescimento para o sucesso do seu e-commerce.

Otimize o seu site

Para crescer, vamos começar com o básico. Todo o resto da lista é inútil se o seu site não for otimizado para negócios. Os cliques são ótimos, mas sem um site otimizado e de fácil conversão, ninguém está comprando!

Comece o novo ano comercial executando uma avaliação e verifique esta lista de otimização indispensável:

Projeto

Trabalhe com alguém de fora da empresa para garantir que seu design seja intuitivo e amigável para o cliente.

SEO

Se você não se classificar no Google, ninguém encontrará seu site. Portanto, invista em SEO e procure backlinks grátis para seu seu site ranquear nas SERPs dos mecanismos de pesquisa.

Chatbot

Adicione um recurso de chatbot em seu site para interagir e gerar receita instantaneamente com clientes ao vivo.

Agendamento de reunião 

Se os clientes quiserem saber mais sobre seu produto, ofereça a eles uma maneira de marcar um encontro com você de uma maneira muito mais fácil com um agendamento de reunião online.

Criação de conteúdo de qualidade

É um desafio para as empresas de comércio eletrônico se destacarem. O mundo de publicar alguns textos de 500 palavras a cada dois dias já se foi. Você precisa de uma estratégia abrangente composta de vídeos, blogs, podcasts e publicidade paga para obter interação.

Para criar um conteúdo excelente, as empresas devem identificar o que exatamente seus clientes estão procurando e criar um conteúdo que se encaixa nessa narrativa. Se você não sabe que tipo de conteúdo seus clientes desejam, use estas três estratégias para restringir a resposta:

Pesquise sua base de clientes

Se você quer saber o que seus clientes desejam em seu conteúdo, pergunte!

Olhe para seus concorrentes

Nunca é demais pesquisar a concorrência. Isso não significa que você deva copiar o que eles estão fazendo, mas é uma ótima ferramenta para se inspirar. Tente até mesmo descobrir o tipo de embalagem que eles utilizam para as entregas dos clientes, se são envelopes para e-commerce personalizado ou outros tipos de embalagem para você ter uma noção exata do que pode utilizar.

Faça um brainstorm de sua própria experiência

Ninguém conhece seus produtos melhor do que você. Sente e pense nas coisas que você acha que os clientes precisam saber sobre seu produto e crie conteúdo com base nessas ideias.

Fortaleça sua estratégia de mídia social

Muitos negócios de comércio eletrônico usam a mídia social de uma forma que mantém os clientes em potencial em um canal de mídia social e não os direciona ao site de vendas, ou eles não têm aplicativos de vendas configurados na página de mídia social.

Este ano, desenvolva sua estratégia e use táticas como streaming ao vivo, chatbots de mídia social e histórias para atrair clientes à sua loja. Além disso, aproveite anúncios pagos e compras no aplicativo para converter clientes “prontos para comprar”.

Veja como construir uma estratégia de mídia social para o seu negócio.

Sempre atualize a sua lista de email marketing

O email é uma forma antiga de marketing digital, mas não está desatualizada!

No entanto, as empresas de comércio eletrônico devem ser mais inteligentes sobre suas listas de marketing. Não é um uso lucrativo ou eficaz de tempo para explodir milhares de e-mails quando apenas centenas são úteis (ou seja, uma parte interessada com um endereço atual).

Para atualizar sua lista de marketing, envie um pequeno questionário de ano novo para sua lista. Pergunte sobre os produtos que desejam ver e quais informações gostariam de receber no próximo ano.

É uma ótima maneira de ver quais endereços estão ativos e dissecar os dados para melhores campanhas de marketing.

Ofereça itens que você não ofereceu antes

Se a sua loja está esperando a pandemia passar, então você está morto na água. Mudou a maneira como os consumidores compram e criou um boom de lojas online. Globalmente, os clientes começaram a comprar itens que nunca haviam comprado online antes.

Essas são ótimas notícias! Aproveite essa tendência oferecendo itens que você talvez não tenha vendido online no passado.

Você teve um produto que não vendeu bem alguns anos atrás? Tente de novo! Você pode se surpreender com os resultados, agora que as pessoas estão deixando o tijolo e argamassa em massa.

Utilize experiências de realidade aumentada RA

Por falar nisso, vamos dar um salto ainda maior em direção ao futuro. Uma das principais tendências para o e-commerce serão as experiências de compra de realidade aumentada (RA) que imitam a vida real.

Não se preocupe! Isso não significa que as pessoas precisarão de um fone de ouvido de realidade virtual para fazer compras em sua loja. Isso significa que as pessoas devem ser capazes de ver como seus produtos ficarão em suas casas ou na vida real.

Nesse sentido, a modelagem 3D está se tornando uma ferramenta poderosa de e-commerce.

Torne sua loja online compatível com os dispositivos móveis

O comércio eletrônico móvel está crescendo rapidamente e os analistas esperam que a taxa aumente ainda mais.

Como os clientes estão comprando mais com seus telefones, é essencial para as empresas de comércio eletrônico garantir que sua loja seja compatível com dispositivos móveis. Certifique-se de verificar a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis com o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google.

Além disso, as páginas móveis aceleradas são outra opção para sua loja criar melhores experiências de compra.

2022 será um ano de sucesso para as empresas de comércio eletrônico preparadas para navegar pelas tendências e tecnologias emergentes. Certifique-se de otimizar seu site e revisar sua experiência de checkout e práticas de marketing digital

Com essas estratégias de crescimento, você será capaz de lidar com o fluxo de novos clientes e expandir seus negócios na próxima década!

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