Planos de saúde: como usufruir deles da maneira correta

Seja um plano de saúde corporativo, pessoa física ou qualquer outro tipo, esse tipo de serviço proporciona inúmeras vantagens, mas você sabe como usufruir deles da maneira correta? 

Poder contar com um plano de saúde é a melhor forma de se ter acesso a um atendimento médico de qualidade. 

Por mais que o Brasil tenha o SUS (Sistema Único de Saúde), para ter acesso a serviços médicos de maneira mais rápida, é necessário contar ou com um plano de saúde ou com consultas e exames particulares – o que pode custar mais caro.

Além da questão do acesso mais rápido à marcação de consultas, realização de exames, entre outros serviços médicos, o plano de saúde oferece muitos outros benefícios aos pacientes. 

Por exemplo, é possível escolher o local de atendimento e não precisar ficar horas em uma fila de espera – o que costuma acontecer quando se trata da saúde pública – para marcar uma consulta. 

Se você tem filhos, o plano de saúde é ainda mais importante. Afinal de contas, ter a segurança de que sua família será atendida com maior qualidade é extremamente satisfatório e proporciona tranquilidade. 

Definitivamente os planos de saúde oferecem diversos benefícios aos seus clientes, mas será que todo mundo usufrui deles da maneira correta? 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e descubra qual é a melhor maneira de utilizar um plano de saúde! 

Dicas para usar um plano de saúde 

Aqui estão algumas dicas importantes que separamos sobre como usar um plano de saúde da melhor maneira possível.

1. Não use o plano de saúde apenas quando estiver doente

A primeira que você precisa saber sobre usufruir de um plano de saúde de maneira correta é que eles não devem ser utilizados apenas quando você estiver doente. 

Você pode usá-lo para manter a sua saúde em dia, justamente para se prevenir de possíveis doenças. 

É importante passar em consultas e fazer exames de rotinas para verificar como anda a sua saúde. 

Se você e sua família possuem um plano de saúde, e o período de carência já passou, realize as consultas de maneira regular e façam check-up pelo menos uma vez por ano. 

2. Certifique-se de entender o seu plano

Para que você possa usufruir da melhor maneira o seu plano de saúde, é importante que você realmente compreenda como ele funciona. 

Leia com atenção o contratado do plano e tenha atenção a todos os detalhes. Ele fornece informações importantes sobre rede credenciada, períodos de carência e assim por diante. 

Além disso, é fundamental que você compreenda quais são os seus direitos e deveres como contratante do plano de saúde. 

3. Verifique se o plano oferece desconto em farmácias

Outro ótimo benefício dos planos de saúde são as parcerias com farmácias. Algumas pessoas não sabem, mas elas podem ter descontos tanto na compra de remédios quanto de outros itens em farmácias credenciadas. 

Porém, é importante que você se informe se as farmácias que frequenta possuem parceria com o seu plano. Você pode confirmar essa informação diretamente nas farmácias ou com o seu plano de saúde.  

4. Tenha atenção aos prazos 

Antes mesmo de contratar o plano de saúde é importante que você verifique quais são os prazos que ele estipula para ter acesso ao atendimento médico. É importante ter em mente que todo plano estipula esses prazos. 

Portanto, antes da contratação, verifique de maneira minuciosa todas as carências exigidas pelo plano, seja para as consultas médicas, realização dos exames, procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outra forma de uso do plano de saúde. 

Ao verificar essas informações, você terá consciência do quanto precisará esperar para utilizar cada serviço.

5. Verifique se o plano apoiam ações na comunidade

Muitas pessoas não sabem, mas algumas empresas de plano de saúde costumam apoiar ações na comunidade, como: 

  • Corridas;
  • Caminhadas;
  • Mutirões. 

Além disso, também costumam oferecer oficinas que orientam sobre doenças, sendo as principais delas: 

  • Diabetes;
  • Colesterol;
  • Obesidade;
  • Hipertensão, entre outras. 

Você e a sua família podem participar dessas atividades, que irão influenciar de maneira positiva a qualidade de vida de vocês. 

Vale dizer que devido a pandemia de Covid-19, essas atividades podem estar suspensas. Portanto, é importante fazer pesquisas e verificar quais, de fato, estão acontecendo e como você pode participar. 

Conclusão

Os planos de saúde são extremamente importantes quando o assunto é ter acesso a um atendimento médico de melhor qualidade. Porém, algumas pessoas não sabem como usufruir deles da maneira correta. 

Neste artigo, você conferiu algumas informações importantes sobre como utilizar plano de saúde da melhor maneira possível e, se já tem acesso a esse serviço, pode começar agora mesmo a colocar as nossas dicas em prática. 

Lembre-se que como contratante do plano de saúde você tem direitos e deveres que devem ser respeitados. 

Portanto, caso tenha qualquer dúvida sobre o serviço contratado, entre em contato com a empresa do plano de saúde! 

Comments are closed.