Flexibilidade na GE TV gera desconforto entre funcionários da Globo
Influencers e jornalistas contratados pela Globo para a “GE TV” estão enfrentando algumas controvérsias nos bastidores. Os novos nomes que chegaram à emissora, como os ex-TNT Sports Jorge Iggor e Bruno Formiga, a ex-ESPN Mariana Spinelli e a influenciadora Luana Maluf, ainda mantêm contratos com marcas de material esportivo e casas de apostas. E isso tem gerado um certo desconforto, considerando as regras rígidas da Globo.
De acordo com informações apuradas pela Folha de S. Paulo e confirmadas pelo Portal Caiçara, alguns profissionais que já estão na Globo e têm uma presença forte nas redes sociais estão irritados com a aparente “flexibilidade” que a emissora deu a esses novos contratados, permitindo que eles mantenham suas parcerias publicitárias.
Esses contratos abrangem marcas de produtos esportivos e parcerias com casas de apostas, que continuam sendo promovidas nas redes sociais. Nomes que já faziam parte da emissora e agora estão na GE TV parecem ter evitado associações publicitárias visíveis, o que levanta questões entre os funcionários mais antigos.
Regras rígidas para publis
Desde 2024, a Globo passou a ser bastante rigorosa quanto às publicidades de seus talentos. Para isso, conta com uma agência especializada, a ViU. Ao que tudo indica, apenas Jorge Iggor está trabalhando com essa agência para fazer publicidades.
As regras são claras: qualquer funcionário que queira fechar um contrato publicitário precisa do aval da emissora. Além disso, somente os integrantes do elenco, como narradores e comentaristas da TV aberta, podem fazer publicidade, desde que tenham autorização da Globo. Curiosamente, mesmo repórteres e setoristas que têm boa visibilidade estão impedidos de se engajar em publicidades privadas, mesmo se tiverem aprovação interna.
Reunião para aparar arestas
Diante da insatisfação dos funcionários mais antigos, Renato Ribeiro, que é diretor responsável pelos esportes da Globo, promoveu uma reunião na última semana. Ele esclareceu que os novos contratados da GE TV deverão se adequar às regras ao longo do tempo.
“GE TV” nasce para concorrer com a “Cazé TV”
O lançamento da GE TV tem como objetivo competir com a Cazé TV, que vem obtendo um bom retorno publicitário em plataformas como YouTube e Twitch. O projeto da Globo pretende oferecer transmissões gratuitas e interativas, apostando no estilo leve e descontraído, conhecido como “resenha”.
A primeira transmissão estava marcada para esta quinta-feira (4/09), quando a Seleção Brasileira enfrentou o Chile, a partir das 19h30. Além disso, a GE TV também vai exibir o jogo da NFL entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs no Brasil, nesta sexta-feira (5/09). Esse embate marcará o primeiro confronto por audiência com a Cazé TV.
A GE TV não vai se restringir apenas à NFL; também estão nos planos transmissões alternativas para jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, e Libertadores, que a Globo já exibe.