Se você se preocupa com sua segurança (e seu dinheiro), você deve excluir este aplicativo Android vicioso

[ad_1]

Se você se preocupa com sua segurança (e seu dinheiro), você deve excluir este aplicativo Android vicioso


Sim, meninos e meninas aventureiros, tememos que seja a hora do anomês semana (?!) novamente. Infelizmente, tornou-se muito comum nos últimos meses anos para os pesquisadores de segurança descobrirem aplicativos Android aparentemente inofensivos, muitas vezes de aparência útil e às vezes muito populares espalhando malware perigoso nos bastidores, com a última revelação chegando cerca de 10 dias após o anterior.

Essa é uma aparência muito ruim para o Google, que claramente não está fazendo o suficiente para manter sua própria Play Store limpa das piores ameaças imagináveis ​​à privacidade e às finanças de milhões de usuários em todo o mundo.

Novo dia, novo perigo, novo método de evitar atenção

Assim como o título Fast Cleaner que pedimos para você excluir do seu dispositivo Android na semana passada, “QR Code & Barcode – Scanner” também foi divulgado gratuitamente para dezenas de milhares de pessoas através da plataforma de distribuição digital oficial da Big G até e até depois de sua verdadeira natureza maliciosa saiu em um relatório Cleafy.
Além do tempo inexplicavelmente longo que levou (de acordo com o Tom’s Guide) para o aplicativo desaparecer do Google Play, o que acabou acontecendo, também é extremamente perturbador saber que as avaliações dos usuários foram extremamente positivas no momento da remoção da loja de aplicativos.

Isso significa que a maior parte dessas análises era falsa, ou talvez ainda mais preocupante, que os desenvolvedores do aplicativo realmente investiram seu tempo e know-how para torná-lo útil e funcional, enquanto ocultavam com muito cuidado suas reais intenções.

Críticas ruins e uma classificação geral ruim do usuário são uma das maiores bandeiras vermelhas geralmente associadas a trojans e outros tipos de malware, portanto, se este aplicativo conseguiu contornar esse método de filtragem fácil, muitos dos usuários ameaçados podem não ter sido particularmente aventureiros ou descuidados em primeiro lugar.

O longo caminho de volta à segurança

Não importa como você foi enganado, é importante olhar para frente agora e tomar todas as medidas necessárias para proteger suas informações financeiras e pessoais. Obviamente, a primeira coisa que você vai querer fazer é desinstalar o aplicativo de nome genérico… QR & Barcode Scanner ou Simple Design’s extremamente bem revisado “Scanner QR: Leitor de código de barras e Leitor de código QR.”

Como você pode imaginar, esse título comum e muito fácil de errar foi parte do estratagema desenvolvido pela “QR BarCode Scanner Business LLC”, que também não é uma empresa real.

Vale a pena, o aplicativo nunca ultrapassou a barreira de 50.000 instalações, mas os mais de 10.000 usuários que fizeram o download podem querer entrar em contato com seu banco o mais rápido possível, verificar suas demonstrações financeiras recentes para transações suspeitas e alterar suas senhas e outras credenciais de login.

Apelidado de TeaBot, o trojan encontrado escondido dentro deste aplicativo (e acredita-se que vários outros no ano passado) tenham como alvo bancos nos EUA e Hong Kong, além da Europa, bem como carteiras de criptomoedas e serviços de câmbio.

Embora não queiramos que você fique com muito medo e acabe escondendo todo o seu dinheiro debaixo do colchão, você pode não estar completamente seguro dessa ameaça, mesmo se usar autenticação de dois fatores para todas as suas operações bancárias domésticas e móveis.

Isso ocorre porque o TeaBot também pode obter acesso não autorizado às suas mensagens de texto e códigos 2FA, uma vez que invade seu telefone por meio de uma atualização falsa de um aplicativo como “QR Code & Barcode – Scanner”. E é por isso, nossos amigos, que você geralmente deve se ater aos títulos do Google Play mais baixados em categorias como “produtividade” ou “ferramentas”.



[ad_2]

Fonte link

você pode gostar também