Pagar com cartão por aproximação: aprenda como se proteger de fraudes

O pagamento por aproximação é uma solução para evitar o contato direto durante a pandemia. Mas alguns cuidados devem ser tomados ao usar esta conveniência. Na compra presencial, o cliente não é mais obrigado a digitar uma senha, ou seja, essa comodidade também pode se tornar um risco.

Neste artigo, mostraremos os principais cuidados que você deve tomar ao usar cartões por aproximação. continue lendo.

Precauções que devem ser tomadas 

Confira os cuidados que você deve tomar ao fazer pagamentos com cartão sem contato para transações:

Verifique o valor antes de fazer um pagamento 

Normalmente, a praticidade dos serviços de pagamento por aproximação torna-se um descuido. Antigamente, ao preencher a senha, o cliente tinha a oportunidade de verificar o valor da compra, sendo que agora essa precaução é esquecida em transações semelhantes. Portanto, antes de recorrer ao seu cartão, preste atenção redobrada e verifique o valor a ser pago.

Mantenha distância antes de ver o valor

A tecnologia da máquina permite que os pagamentos sejam feitos a uma distância de quatro centímetros entre o cartão e os mesmos. Preste atenção e mantenha o cartão afastado até verificar o valor da transação.

De modo geral, o limite máximo de compras aproximadas por transação é de 200 reais, e a quantidade de compras por dia também é limitada para evitar maiores transtornos.

Fique atento e verifique o app

Usando os aplicativos, você pode monitorar as compras em tempo real, sem esperar a chegada das faturas. Aproveite ao máximo essa conveniência e incorpore o comportamento de verificar transações todos os dias.

Ativar todas as notificações de aplicativos

Caso você se esqueça de acessar o extrato pelo aplicativo ou pelo banco online, ative as notificações do app para ser avisado quando ocorrer uma nova compra.

Se desejar, desative este recurso

Alguns cartões permitem que a função de pagamento com cartão seja desativada no próprio aplicativo. Verifique se existe essa possibilidade e, se desejar, desative esse recurso.

Trave o cartão para evitar perda ou roubo

Se você for roubado ou não conseguir encontrar seu cartão, prossiga rapidamente para bloqueá-lo por meio do aplicativo e informe seu banco sobre o que está acontecendo. Portanto, você pode evitar fortes dores de cabeça.

Comments are closed.