Energia solar e Agronegócio: saiba as vantagens e como usar

Vivemos em um mundo onde as medidas de energias sustentáveis se tornaram cada vez mais urgentes e mais acessíveis. Bem econômicas e muitas vezes de fácil acesso, esse tipo de energia pode apresentar muitas vantagens para o produtor rural que nós iremos falar nesse post.

Por que usar a energia solar na zona rural?

Para início de conversa, uma das principais vantagens da energia fotovoltaica é o fato dela deixar a conta de luz mais barata. Para você instalar na sua região, é preciso adquirir todo o kit de energia solar (painéis solares, inversores grid tie e o relógio bidirecional).

Hoje, como uma forma de incentivar mais o uso da geração de energia solar, existem diversos tipo de crédito e financiamento para se instalar o kit como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Agro Energia oferecido pelo Banco do Brasil. Ou seja, caso o produtor rural não tenha todo o dinheiro necessário para instalar esse tipo de estrutura, ele pode contar com esses fundos de financiamento.

Com o sistema fotovoltaico instalado, os gastos nas tarifas de energia iram diminuir, porque a energia solar utiliza a captação da luz do sol o que gera independência da rede distribuidora no sistema off-grid. Isso acaba gerando uma economia nos valores, pois as tarifas de energia costumam ser mais altas que a inflação. Sem esse custo acaba sobrando dinheiro para investir mais no agronegócio local. Além do mais, esse gerador de energia abrange áreas muito afastadas de propriedade rural onde a energia elétrica não chega.

Pode também ser usada em outras áreas de produção rural

A energia solar é limpa e inesgotável e não há risco de ela acabar. Além de seu principal objetivo de gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também oferece outros aproveitamentos para seus agricultores e produtores, como irrigação de plantações, monitoramento e auxílio no processo produtivo, fonte de energia para cercas elétricas, bombeamento de água, refrigeração e telecomunicação.

Como funciona a captação de energia solar?

Após ter o kit de energia solar devidamente instalado, poderá ser possível a utilização desse gerador. Os painéis são instalados nos telhados das casas, fazendas ou empresas para conseguir capturar a luz do sol.  Essa luz passa pelo inversor solar tonando-se energia e tem sua corrente transformada de contínua para alternada ou equalizada. E assim a energia sai do inversor e vai para essas fazendas, casas ou empresas para ser consumida.

Caso essa energia não seja totalmente utilizada ela se torna um crédito na conta de luz que poderá ser usado em até 60 meses, se o gerador usado for o on-grid. O gerador on-grid também disponibiliza energia elétrica, pois continua ligado a uma distribuidora. Sendo assim, nos períodos noturnos ou quando não há energia solar o suficiente não haverá falta de luz. Já o gerador off-grid usa somente a energia solar sem depender de nenhuma distribuidora, por isso quando a energia acaba não tem para o que recorrer.

Para os produtores rurais a energia solar é simples e muito vantajosa de ser usada, além de ser extremamente sustentável, acessível e ter uma durabilidade de 25 anos. Em média, ela deixa a conta de luz 95% mais barata o que compensa muito o gasto com sua instalação.

Diversos Estados brasileiros vêm incentivando o uso dessa energia também em áreas urbanas, como São Paulo que criou uma medida que exige o uso da fotovoltaica em novos empreendimentos imobiliários. Nosso país tem mais de 20.794 sistemas de energia solar instalados e até 2024 deve ter em torno de 886 mil. Você já pensou em adquirir um kit de energia solar para sua casa ou trabalho?