Dicas para economizar com a sua internet

Com o passar do tempo, a internet móvel se tornou bem mais rápida e, atualmente, é completamente possível utilizá-la para a maior parte das tarefas rotineiras. No entanto, um grande problema que ainda está presente é a limitação de banda.

Em outras palavras, não são poucas as vezes em que ficamos sem internet quando mais precisamos por conta de um alto consumo de dados móveis. Felizmente, existem algumas maneiras de economizar nesse ponto e é sobre isso que vamos falar.

Nas próximas linhas, conheça cinco dicas incríveis para reduzir o consumo de dados móveis. Sem enrolação, vamos direto a elas, confira!

Faça uso do modo econômico do navegador

De acordo com matéria publicada no Canal Tech, 41% da população mundial opta por utilizar a internet por meio do Google Chrome, um navegador de internet extremamente poderoso. Neste navegador, é possível ativar o modo econômico em suas configurações e, com isso, economizar seus dados móveis enquanto navega pela internet.

Para realizar essa alteração, basta acessar as configurações do navegador e ativar a economia de dados na seção de configurações avançadas. Com isso, terá uma leve redução em seu consumo de internet.

Opte por aplicativos em sua opção mais leve

Muitos aplicativos estão disponíveis para download em duas versões, uma comum e outra classificada como “lite”. Em geral, as versões lites dos aplicativos são suas opções mais leves, preferíveis para quem tem dispositivos mais fracos em poder de processamento.

Contudo, essas opções também utilizam menos dados móveis, pois têm menos recursos que as suas versões normais. Por isso, escolhê-los ao invés das versões comuns pode ser uma ótima maneira de economizar seus dados móveis.

Busque utilizar serviços offline na maior parte do tempo

Muitas coisas que utilizamos na internet poderiam ser feitas de modo offline e para economizar dados móveis não há atitude melhor do que essa. Afinal, não há forma melhor de reduzir o consumo de internet do que não utilizá-la sempre que possível.

Como exemplo, muitos utilizam a internet para ouvir músicas em serviços de streaming como o Spotify ou Deezer. Todavia, estes mesmos aplicativos permitem o download das músicas para que sejam ouvidas sem o uso de internet.

Assim, ao ouvir a mesma música pela segunda vez, não está consumindo seus dados móveis novamente. Seguindo este exemplo, busque sempre alternativas que funcionam offline e, dessa maneira, terá uma grande economia em sua internet.

Evite vídeos ou imagens pesadas

O consumo de vídeos junto ao download de arquivos está entre as atividades que mais consomem internet. Além disso, quanto maior a qualidade do vídeo, maior o consumo de dados móveis.

Por motivos como esses, evite o consumo de vídeos ou imagens pesadas sempre que possível. Quando não puder evitar, veja o vídeo em uma qualidade inferior. Desse modo, terá uma enorme economia em seu consumo total de internet.

Tenha um bom plano de internet

Como última dica, não deixe de se questionar se você consome muita internet ou se o seu plano é que possui um limite muito baixo. Afinal, não adianta se desdobrar para economizar dados móveis se o problema está em seu plano de internet e não em seu consumo em si.

Para isso, entre em contato com o suporte Oi fibra, Claro, Vivo, Tim ou qualquer que seja a sua operadora. Em seguida, informe-se sobre os planos disponíveis e avalie se você realmente está na melhor opção pro tipo de uso que faz.

Se passa muito tempo nas redes sociais, por exemplo, existem operadoras que oferecem planos com acesso ilimitado a aplicativos como Instagram, Facebook e WhatsApp. Não deixe de conferir este ponto para que possa aproveitar o melhor disponível para as suas condições atuais.

Gostou das dicas deste artigo? Que tal compartilhá-lo em suas mídias sociais para que ainda mais pessoas tenham acesso a este conteúdo?

Leia também: Gráficos de rastreamento de raios para dispositivos móveis

você pode gostar também