Como conseguir DINHEIRO INESPERADO do Facebook? Saiba quais são os requisitos

Ação contra o Facebook pode beneficiar milhares de usuários! Descubra se você tem direito.

Desde sua criação, o Facebook tem sido alvo de controvérsias na questão do respeito à vida privada dos seus usuários, particularmente quanto à proteção dos dados e não vazamento de informações.

Muito se ouve falar sobre a divulgação de dados sem o conhecimento do usuário, como nome, telefone, e-mail, entre outros.

Nesse sentido, quem comprovar que teve seus dados vazados entre 2018 e 2019 pode requerer uma indenização. Saiba como fazer!

facebook 76532 640 1
Imagem: Divulgação

Entenda mais a condenação do Facebook

Em primeiro lugar, saiba que a justiça de Minas Gerais condenou o Facebook a indenizar quem comprovar que teve seus dados vazados em 2018 e 2019, seja no Facebook, WhatsApp ou Messenger.

O valor da indenização para cada usuário foi estipulado em R$ 5 mil, e um montante de R$ 20 milhões será direcionado para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais.

No entanto, o Facebook ainda não foi notificado formalmente e pode entrar com recurso da decisão.

Embora o usuário possa entrar já com um processo pedindo a indenização, é melhor esperar uma solução definitiva da justiça.

Conheça as informações vazadas

O Instituto de Defesa Coletiva entrou com duas ações: a primeira referente a um ataque hacker (setembro de 2018), onde nomes e telefones de 15 milhões de pessoas foram divulgados indevidamente.

Além disso, houve a exposição de dados de 14 milhões, incluindo informações de gênero, data de nascimento, relacionamento, localidade e idioma.

Em dezembro do mesmo ano, houve o vazamento de arquivos não publicados nos stories de 6 milhões de usuários.

Já em abril de 2019, mais de 540 milhões de pessoas tiveram suas senhas de contas e informações de movimentação expostas.

Quanto à segunda ação, impetrada em julho de 2020, refere-se à suscetibilidade do WhatsApp, onde hackers tiveram acesso aos dados de telefones celulares.

Vale ressaltar que, apesar dos crimes terem sido cometidos por hackers, o entendimento do juiz é que quem trabalha no ramo de tecnologia deve tomar todas as medidas para proteger os dados dos usuários.

Nesse contexto, qualquer falha de segurança do sistema é de responsabilidade da empresa, no caso, do Facebook.

Como conseguir dinheiro inesperado do Facebook

Como dito anteriormente, é necessário demonstrar que o usuário estava ativo na rede no período dos vazamentos.

Segundo informações obtidas a partir do Instituto de Defesa Coletiva, basta ter capturas de tela da linha do tempo.

Uma sugestão é acessar a plataforma e clicar em “Configurações e privacidade”. Em seguida, é só procurar a opção “Ver histórico de atividades”.

Agora, se o problema ocorreu com o WhatsApp, é possível comprovar por meio das conversas.

Nesse caso, o usuário deve acessar o aplicativo e em seguida, clicar em configurações. Depois, entrar em Conta >Solicitar dados da conta>Solicitar relatório.

Quanto à solicitação de indenização, é preciso contratar um advogado, mas existe a possibilidade de entrar com uma ação coletiva, inclusive o próprio Instituto de Defesa Coletiva está cadastrando usuários que tiveram seus dados divulgados.

Como a Meta não divulgou uma lista oficial de todos que tiveram seus dados vazados, quem comprovar que estava conectado na rede no período mencionado acima, pode pleitear uma indenização.

você pode gostar também