Como é o curso de Nutrição EAD? Veja todos os detalhes aqui

A nutrição EAD serve para graduar os educandos para prestar suas habilidades e ajudar as pessoas e comunidades a realizarem escolhas alimentares corretas. A experiência adquirida nessa área ajuda a decidir quais áreas da nutrição você deseja se concentrar. 

Dentro da saúde pública, existe a possibilidade de seguir a educação comunitária, prestando qualquer trabalho comunitário, seja ele relacionado a nutrição ou não, ajudando a desenvolver mais suas habilidades. 

Os hospitais frequentemente oferecem experiência de trabalho, assim como grandes empresas farmacêuticas, alimentícias, esportivas e fitness. Essas empresas valorizam qualquer experiência comercial, mas que estejam relacionadas a área de alimentação. 

O que é a nutrição EAD?

Dentro da educação em nutrição EAD, os estudantes vão estudar como os alimentos e as bebidas afetam os corpos, com atenção especial aos nutrientes essenciais para apoiar a saúde humana. 

Os profissionais dessa área vão examinar os processos fisiológicos e bioquímicos envolvidos na nutrição e como as substâncias nos alimentos fornecem energia ao corpo e que, em seguida, são convertidas em tecidos. 

Os nutrientes, que são a fonte essencial de energia para o corpo, são classificados como carboidratos, gorduras, fibras, minerais, proteínas, vitaminas e água. Uma boa nutrição significa obter a quantidade necessária de nutrientes dos alimentos saudáveis nas combinações certas. 

Um dos fatores mais importantes dentro da nutrição EAD é examinar as doenças que podem resultar na desnutrição e o papel que os alimentos desempenham no desenvolvimento de doenças crônicas. 

Quando as pessoas seguem uma má nutrição, elas podem sentir falta de energia, problemas digestivos, alergias alimentares, ganho de peso, depressão e ansiedade. Assim como as muitas doenças crônicas que são desenvolvidas com uma nutrição ruim, como doença cardíaca, câncer e outros. 

Obter o conhecimento de nutrição EAD ajuda os profissionais a oferecerem aos seus pacientes melhores escolhas alimentares ao longo de sua vida. 

Quais são as opções de emprego?

Os alunos que possuem diploma em nutrição EAD podem garantir empregos em diferentes áreas. Incluindo: 

  • Oficial de educação comunitária.
  • Técnico de alimentação.
  • Praticante de melhoria da saúde.
  • Trabalho de desenvolvimento.
  • Representante de vendas médicas.
  • Terapeuta nutricional.
  • Nutricionista. 

O diploma também pode ser utilizada dentro das áreas de: 

  • Gerente de refeições.
  • Chefe.
  • Dietista.
  • Gerente de serviço de saúde.
  • Fitoterapeuta.
  • Personal trainer.
  • Cientista de desenvolvimento de produto / processo. 

Muitos empregadores, ainda, aceitam inscrições dos graduandos nutrição EAD de qualquer matéria de graduação, sendo assim, não se restringe aos empregos citados acima. 

Leitura complementar: Cursos de Confeitaria Online

Quais são os empregos típicos na área de nutrição?

Os formandos da área de nutrição EAD podem trabalhar para um fabricante ou varejista de alimentos ou para um fabricante de rações de animais. Já internacionalmente, os empregadores tendem a incluir agências de ajuda governamental ou não governamental, e em diferentes instituições de caridade internacionais. 

Caso você esteja procurando por uma carreira em nutrição, os empregadores podem incluir empresas de esporte e lazer, clubes esportivos ou associações esportivas profissionais. 

Dentro da saúde, os empregos incluem autoridades locais, departamentos governamentais ou saúde pública. No trabalho comunitário, é provável encontrar empregos que sejam em uma organização voluntária ou em uma pequena empresa sem fins lucrativos.

Dentro de uma carreira em pesquisa, os educandos de nutrição EAD podem trabalhar na universidade, para um órgão de pesquisa ou para uma grande empresa. Também existem chances para trabalhar como nutricionista autônomo. 

Quais habilidades um nutricionista deve possuir?

Com um diploma na área, os educandos desenvolvem conhecimentos em ciência dos nutrientes e seus efeitos no corpo, assim como os fatores sociais que envolvem a nutrição. 

A ciência alimentar é bastante abrangente, seja a produção ou fisiologia dos alimentos, assim como questões psicossociais, legislativas e comportamentais. Os graduandos da área de nutrição também desenvolvem habilidades em:

  • Pesquisa científica rigorosa.
  • Mudança dos comportamentos e a motivação.
  • Compreensão dos alimentos e dos negócios.
  • Avaliação nutricional.
  • Interpretação de dados.
  • Técnicas de laboratórios.
  • Apresentações. 

Também existe a possibilidade de desenvolver habilidades em áreas específicas através de estudos mais aprofundados, seja após a graduação ou depois de trabalhar por alguns anos. O mestrado dentro da área selecionada, como a saúde pública, global, esportiva ou animal, pode ajudá-lo a se tornar um especialista em sua área. 

Caso o seu diploma não seja credenciado, é possível escolher um mestrado que levará a elegibilidade de seu diploma. Para se tornar um nutricionista, os interessados podem fazer um curso de pós-graduação para atender aos requisitos necessários para atuar na área. 

Qual a diferença de um dietista e de um nutricionista?

Um nutricionista registrado estuda alimentos, nutrição e dietética. Para ingressar nessa área, os profissionais devem seguir um curso específico dentro dessa área. Os estudantes devem concluir um curso rigoroso, ser aprovado dentro dos exames de licenciamento e concluir todas as matérias de educação contínua durante o tempo de estudo.

Os nutricionistas trabalham dentro de instituições de saúde pública ou privada, educação, bem estar corporativo, pesquisa ou em indústrias alimentícias. Os dietistas aprendem sobre a nutrição, mas não atendem aos requisitos necessários para adquirir o certificado.

Leia também: Como a alimentação influencia na sua saúde bucal