Estudo indica que Ozempic e Mounjaro podem reduzir efeito do botox

Novas descobertas apontam que alguns medicamentos para emagrecimento podem afetar a duração do botox facial. Um estudo recente, que circula por aí, analisa como remédios como Ozempic e Mounjaro podem encurtar o tempo em que o efeito da toxina botulínica tipo A costuma durar. Segundo essa pesquisa, o resultado do botox pode diminuir de aproximadamente 20 para 16 semanas.

A investigação utilizou modelagem computacional e chegou à conclusão de que os chamados agonistas do receptor GLP-1, presentes nesses medicamentos, podem interferir na resposta do corpo ao botox. Os cientistas explicam que a perda de massa muscular e mudanças no metabolismo, que podem ocorrer pela utilização contínua das famosas “canetas emagrecedoras”, são fatores que influenciam essa redução na durabilidade do tratamento.

Os autores do estudo deixam claro que os resultados ainda são iniciais e se baseiam em simulações. Portanto, mais pesquisas clínicas são necessárias para confirmar essa relação entre o uso de medicamentos para emagrecer e a diminuição do efeito do botox.

Por isso, os especialistas recomendam que quem faz uso desses medicamentos converse com seu dermatologista antes de passar pelo procedimento. Essa orientação é importante para que o profissional possa adaptar a dose e a técnica de aplicação, ajudando a prolongar os resultados do botox e garantindo mais segurança ao paciente.

você pode gostar também