Epilepsia: causas, sintomas e tratamentos da filha de Fogaça
A filha mais velha de Henrique Fogaça, jurado do Masterchef, vive um desafio que toca a vida de muitas famílias: a epilepsia. Recentemente, Fogaça aproveitou uma data de conscientização sobre a doença para compartilhar a experiência de Olivia, de 18 anos, e destacar a importância de discutir esse tema.
A epilepsia é uma condição neurológica comum, que se manifesta por meio de crises epilépticas. Essas crises são causadas por descargas anormais de neurônios, as células que formam nosso cérebro. Embora o assunto possa soar complexo, é fundamental entender que a epilepsia é mais comum do que muitas pessoas pensam.
Entendendo a epilepsia
Essas crises podem ocorrer em intervalos variados e podem ter diferentes formas de manifestação. Segundo especialistas, cerca de 70% das pessoas diagnosticadas com epilepsia conseguem levar uma vida normal quando recebem um tratamento adequado. No entanto, há uma parcela de 30% a 40% que não responde aos medicamentos, como é o caso de Olivia.
O neurologista Denis Bichuetti, do HCor, explica que a epilepsia pode ter diversas causas. Existem as causas primárias, que estão ligadas a síndromes genéticas e podem surgir desde a infância ou adolescência. Mas também há causas secundárias, como lesões no cérebro resultantes de tumores ou AVCs, e infecções, como meningite, que podem levar a uma crise.
Tratamentos e perspectivas
Uma das boas notícias é que nem todas as formas de epilepsia são graves. Muitas vezes, uma dose baixa de medicamentos é suficiente para controlar a condição. Mas é importante estar atento: em casos mais complicados, medicamentos contínuos e até intervenções cirúrgicas podem ser necessárias.
Falar sobre epilepsia e trazer à tona casos como o de Olivia é vital. É uma maneira de desmistificar a condição e mostrar que, com o tratamento certo, é possível ter uma vida plena e saudável. Informações como essas, você encontra somente aqui no Portal Caiçara!