Duas mortes e 17 hospitalizações por sanduíche na Itália
Duas pessoas perderam a vida e outras 17 foram internadas em estado grave depois de comer um sanduíche de brócolis com linguiça em um food truck na cidade de Diamante, na Itália. As vítimas fatais são o músico Luigi Di Sarno, de 52 anos, e Tamara D’Acunto, de 45 anos. Essa triste notícia veio à tona no último dia 6 de agosto.
As autoridades estão investigando o caso e a principal suspeita é que as vítimas tenham contraído botulismo, uma intoxicação causada por uma toxina presente em alimentos contaminados. Embora os resultados das autópsias ainda não tenham sido divulgados, os sintomas observados nas vítimas levantaram essa hipótese.
Luigi estava voltando para casa em sua viagem de férias com a família quando começou a se sentir mal. Sua irmã, Filomena, lembrou das últimas palavras dele: “Comi um sanduíche, talvez não devesse ter feito isso. Estou me sentindo muito mal. Estou morrendo. Não enxergo direito, não consigo engolir, estou com dores por todo o corpo. Não consigo respirar”. Um verdadeiro alerta para a gravidade da situação.
Após o ocorrido, a Vigilância Sanitária e o Ministério Público interditaram o food truck onde o lanche foi comprado. Todos os alimentos foram apreendidos para uma investigação detalhada, que busca entender como isso pode ter acontecido.
O Que é o Botulismo
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença extremamente rara, mas muito grave. É causada pela ação da toxina da bactéria Clostridium botulinum, que ataca o sistema nervoso e pode provocar paralisia muscular e dificuldades respiratórias. Em cerca de 10% dos casos, a doença pode ser fatal, principalmente devido à paralisia dos músculos que ajudam na respiração.
A intoxicação é mais frequente em alimentos que não foram conservados ou preparados corretamente. A lista de alimentos suspeitos inclui conservas vegetais, como palmito e picles, além de produtos cárneos que foram cozidos, curados ou defumados artesanalmente, como salsichas e presuntos. Outros exemplos são peixes defumados e queijos.
Esse episódio ressalta a importância de ter cuidado na hora de consumir alimentos de procedência desconhecida. Afinal, a saúde deve sempre vir em primeiro lugar.