Dicas para manter a saúde dos idosos no inverno

É preciso tomar muito cuidado com a saúde dos idosos durante o inverno, pois as temperaturas mais baixas esse grupo de pessoas corre muitos riscos.

Para te ajudar a redobrar os cuidados com a saúde das pessoas com mais de 60 anos, é necessário adotar algumas medidas que vão protegê-los e reduzir os inúmeros problemas que a estação mais fria do ano pode trazer.

Talvez você esteja percebendo estes riscos agora, ao cuidar de um idoso com mais problemas de saúde ou de alguém que acabou de se tornar mais dependente.

Se você não sabe como agir, fique atento às dicas que vamos te passar a seguir, são simples e fáceis de serem colocadas em prática e também muito eficientes.

5 dicas para um inverno mais saudável para idosos

Aqui estão as nossas cinco dicas para se preparar para o inverno se preocupando com a saúde dos idosos.

1- Mantenha uma dieta saudável

Faça escolhas alimentares positivas para manter o corpo bem nutrido, sua mente saudável e certificar-se de que está ingerindo vitaminas e minerais suficientes. 

O envelhecimento pode afetar o apetite, mas em qualquer idade é importante comer para equilibrar e tentar manter altos níveis de vitaminas como vitamina D e B12, que são necessárias para uma boa saúde nutricional no inverno. 

2- Mantenha-se aquecido

Pode parecer óbvio, mas manter os idosos aquecidos é muito importante. Pois à medida que envelhecemos, perdemos mais calor do corpo, levando à hipotermia e potenciais complicações de saúde, como problemas cardíacos, insuficiência renal ou pior.

3- Ter uma rotina

É tentar ficar mais tempo dormindo nos dias mais frios. Mas não é saudável. Crie uma rotina diária com horários específicos, se for possível pode até encaixar um pequeno cochilo no meio do dia, mas só uma ou duas horas.

Desfrute de atividades tranquilas em casa, como reler seus romances clássicos favoritos ou começar um quebra-cabeça. Esses momentos mais tranquilos serão fisiologicamente apreciados durante o inverno e equilibram os momentos de curtir a vida. 

4- Evite o isolamento social

O isolamento social é uma preocupação séria para pessoas vulneráveis ​​e pode levar a uma série de complicações de saúde física e mental.

Sendo assim, crie opções para que os idosos interajam com outras pessoas, nem que seja para para ler notícias vida saudável, ou jogador dominó, realizar qualquer outra atividade prazerosa com outras pessoas.

5- Faça exercícios

Ao ar livre ou em casa é importante manter a prática de exercícios físicos. O exercício ajudará a manter a circulação sanguínea saudável, guiará o metabolismo, promoverá uma boa respiração e manterá os músculos e o tecido conjuntivo aquecidos. 

Fique atento aos sinais

O inverno é a temporada com os maiores casos de complicações de saúde, como problemas respiratórios, dores musculares, rigidez, entre tantos outros.

Mesmo em casa, pequenos cuidados devem ser tomados para proteger a saúde dos idosos, como a temperatura do ambiente e se o ar está muito seco, o que poderá contribuir para problemas respiratórios.

Você pode precisar consultar o médico do idoso para verificar a possibilidade de suplementação para melhorar o sistema imunológico e até mesmo apresentar algum sinal diferente que notar.

 

Veja também A importância do controle Da diabetes em tempos de Covid-19

você pode gostar também