INSS deve diminuir FILA DE ESPERA para benefício: Saiba como!

Solicitação de benefício poderá ser feito ao INSS a distância, o que agilizará o processo e diminuirá a fila; mais de um milhão de trabalhadores aguardam

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem tido várias mudanças recentemente. Uma das propostas é o aumento de contingente, de forma a agilizar os procedimentos de solicitação, análise e concessão de benefícios.

Agora, o INSS apresentou mais uma novidade, que tem surpreendido positivamente as pessoas que aguardam retorno do órgão federal.

Veja abaixo mais detalhes da boa nova trazida pelo instituto.

image 30
Nova medida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem o objetivo de diminuir fila de espera e agilizar processos – Foto: Pedro França/Agência Senado via Wikimedia Commons

INSS concede benefício de forma mais rápida

O INSS é a instituição federal que lida com as necessidades referentes à aposentadoria, licenças diversas e pensão de trabalhadores. Por meio dele, o trabalhador faz a solicitação do benefício que lhe compete, o qual é verificado e deferido ou não pelo instituto.

A instituição também promove a perícia dos possíveis beneficários, para verificar se este pode ser ou não contemplado com a aposentadoria, licença ou pensão.

Atualmente, a fila de espera para esse procedimento é imensa. Estima-se que cerca de 1,1 milhão de cidadãos celetistas estão aguardando pela assistência. Destes, mais de 600 mil esperam a convocação para realizar a perícia.

Com o objetivo de tornar o processo mais célere, o INSS irá começar a fazer tal análise sem a necessidade da presença do solicitante.

Solicitação de benefício poderá ser feita a distância

Com a nova medida adotada pelo instituto, o trabalhador que possui carteira assinada poderá fazer a solicitação do benefício sem precisar estar presente para a perícia médica.

Para isso, ele deverá enviar atestado com assinatura verificável do médico, informando sua incapacidade laboral.

Há casos em que o possível beneficário precisará incluir também a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT). Tal documento precisa ter assinatura da empresa.

O envio dos documentos em questão pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou do site do INSS (inss.gov.br).

Outro ponto importante é que é necessário acessar o site ainda para verificar se, como solicitante da perícia médica pelo INSS, a pessoa atende a determinados requisitos estabelecidos pelo órgão federal.

Vale destacar que na semana passada já havia um movimento relacionado a agilizar o processo da perícia médica.

Isso porque os servidores do INSS estavam fazendo ligações àqueles cidadãos que estavam afastados do trabalhado e esperando pela perícia há mais de 45 dias.

É importante atentar para o fato de que, nas conversas telefônicas com os atendentes do órgão, não há a solicitação de nenhum dado pessoal. Com isso, evita-se que golpistas se utilizem da novidade do instituto para cometer delitos contra os possíveis beneficiários.

A saber, o Instituto Nacional de Seguro Social, além de trabalhar com licença e aposentadoria mediante incapacidade, também lida com questões relacionadas à aposentadoria por tempo de serviço e por idade, seguro-desemprego, pensão por morte, entre outros serviços, os quais também podem ser verificados via internet.

você pode gostar também