Tratado sobre manipulação de jogos: o que é e quando o Brasil deve aderir
Ainda neste primeiro semestre de 2025, o Brasil deve adotar a Convenção de Macolin, o único tratado internacional voltado para o combate à manipulação de resultados esportivos. O documento passou por avaliações nos ministérios do Esporte, da Fazenda e da Justiça, conforme informações divulgadas pela revista Veja.
Agora, o Ministério das Relações Exteriores se concentra nos trâmites burocráticos com o Conselho da Europa. Para os órgãos envolvidos, a implementação da Convenção no Brasil é considerada uma ação estratégica, pois a manipulação de resultados muitas vezes ultrapassa as fronteiras nacionais, com apostas sendo feitas em países distantes da sede das competições alvo dos criminosos.

Impacto e eficácia do tratado
Com a adesão a este tratado, o Brasil terá acesso a um fluxo de informações que tornará o combate a quadrilhas muito mais eficaz. O documento permite que o país emita alertas sobre suspeitas de manipulação, compartilhando dados e autorizando que órgãos de controle de outros países que também aderem à Convenção atuem na fiscalização e investigação de atividades ilegais.
Desde a sua entrada em vigor em 2019, a Convenção de Macolin foi adotada por quase 50 países, demonstrando um compromisso global na luta contra a manipulação de resultados esportivos.
Fique por dentro!
Para acompanhar tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram e mantenha-se atualizado com as últimas novidades!