Relatório revela declarações do piloto antes da queda de avião

Após quase um mês da queda de um jato executivo em San Diego, na Califórnia, as autoridades americanas tornaram público um relatório preliminar sobre o acidente. O documento, elaborado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), oferece detalhes sobre os últimos momentos do voo e revela que a aeronave estava voando a uma altitude muito abaixo da recomendada durante a aproximação para o pouso, enfrentando condições de baixa visibilidade e com equipamentos do aeroporto fora de operação.

O trágico acidente ocorreu no dia 22 de maio e resultou na morte de seis pessoas, todas ocupantes da aeronave, além de ferimentos leves em pelo menos oito pessoas em solo. O jato Cessna Citation havia decolado do Aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, com destino ao Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, em San Diego, após uma parada para reabastecimento em Wichita, Kansas. Aproximadamente 1h30 após a decolagem, a aeronave caiu em um bairro residencial, causando destruição em várias casas e veículos.

relatorio revela declaracoes do piloto antes da queda de aviaoJato que caiu em barro residêncial nos EUA (Reprodução: X / Folha)

Detalhes do Acidente

Entre as vítimas estavam o piloto, o agente musical Dave Shapiro, e as assistentes Emma L. Huke, de 25 anos, e Kendall Fortner, de 24 anos, além do ex-baterista da banda The Devil Wears Prada, Daniel Williams. Cerca de dez residências foram danificadas ou destruídas, de acordo com informações das autoridades locais.

O relatório também revela que, ao se aproximar do aeroporto, o piloto foi notificado sobre a inoperância do sistema automático de informações meteorológicas. Ele recebeu dados da base aérea de Miramar, a cerca de seis quilômetros de distância, que indicavam ventos calmos e visibilidade limitada a apenas 800 metros.

Apesar da forte neblina e das dificuldades de visibilidade, o piloto optou por continuar a aproximação. Quando o controlador de tráfego aéreo sugeriu que ele poderia receber instruções para uma nova rota, o piloto respondeu: Acho que ficaremos bem. Essa decisão se mostrou fatal, pois, a cerca de 5 km da pista, o jato já voava abaixo da altitude segura, continuando a descer até atingir apenas 18 metros acima do solo.

A aeronave colidiu com linhas de energia, atingiu uma residência e cerca de 20 veículos antes de explodir. A caixa-preta foi localizada próxima às torres de energia, enquanto partes da cabine e da asa foram arremessadas a mais de 400 metros do ponto de impacto inicial.

Fatores Contribuintes

O NTSB destacou que as luzes do Indicador de Alinhamento da Pista (RAI), essenciais para pousos em condições de baixa visibilidade, estavam fora de serviço desde março de 2022. Não está claro se o piloto tinha conhecimento dessa falha. O gravador de voz da cabine foi recuperado e está atualmente sob análise. Vale ressaltar que o relatório preliminar não define oficialmente as causas do acidente, que só serão divulgadas após a conclusão do inquérito, um processo que pode levar até dois anos.

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