Mais de 5 mil brasileiros devem deixar Portugal em 20 dias
Brasileiros em Portugal (Foto: Divulgação)Brasileiros cujos pedidos de residência foram negados em Portugal passarão a receber notificações formais para deixar o país dentro de um prazo de 20 dias. Trata-se do chamado abandono voluntário, uma etapa prevista antes de possíveis ações de deportação.
Karol Gomes – 03/06/2025 às 11:37
A decisão de enviar as notificações ocorre após a rejeição dos pedidos de autorização de residência. A iniciativa havia sido anunciada na véspera das eleições legislativas e, inicialmente, atingia cerca de 18 mil imigrantes. O número, no entanto, foi atualizado e já soma 34 mil estrangeiros afetados, incluindo aproximadamente 5,3 mil brasileiros.
A maior parte dos atingidos pela medida pertence à comunidade indiana, que responde por 13,4 mil notificações. O governo português reforça que, ao receberem a comunicação, os imigrantes terão um prazo legal de 20 dias para sair do território de forma voluntária. Caso esse prazo não seja respeitado, o país poderá adotar medidas de expulsão.
Segundo o governo, a análise feita pela Agência para a Imigração e Mobilidade (AIMA) concluiu que esses estrangeiros não preenchem os requisitos legais para permanecer em território português. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, responsável pela pasta da imigração no governo reeleito, confirmou a medida como parte de uma política de endurecimento das regras de entrada e permanência de estrangeiros.
— A medida acelera e todos os 33 mil, a não ser que haja uma razão (…) terão a notificação de abandono voluntário, declarou Amaro, que também foi reeleito deputado por Viseu.
O anúncio marca o primeiro ano do novo plano de migração, que extinguiu o sistema de manifestação de interesse, anteriormente um dos principais caminhos de regularização usados por imigrantes no país.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.