Lula afirma que Mercosul protege países do bloco após críticas de Milei

Nesta quinta-feira (3/7), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que estar no Mercosul protege os países que integram o bloco, garantindo uma certa blindagem contra guerras comerciais externas. A declaração de Lula contrasta com o discurso do presidente da Argentina, Javier Milei, que criticou a burocracia do Mercosul e sugeriu que seus membros estão submetidos a restrições prejudiciais.

lula afirma que mercosul protege paises do bloco apos criticas de mileiLula (Reprodução: YouTube/Canal Gov)

Prioridades do Mercosul

De acordo com Lula, um número crescente de países está interessado em se aproximar do bloco. O presidente, que assumirá a presidência do Mercosul pelo Brasil nos próximos seis meses, destacou cinco prioridades: o fortalecimento do comércio entre os países do bloco e com parceiros externos; o enfrentamento das mudanças climáticas e promoção da transição energética; o desenvolvimento tecnológico; o combate ao crime organizado e a promoção dos direitos dos cidadãos.

Por outro lado, Javier Milei criticou a burocracia do bloco, argumentando que as regras de negociação conjunta limitam a autonomia dos países membros. Se o Mercosul foi criado com a intenção nobre de integrar as economias da região, em algum momento esse norte foi afundando e a ação comercial conjunta acabou prejudicando a maioria de nossos cidadãos em prol de privilegiar alguns setores, afirmou Milei.

Fique por dentro!

Para se manter atualizado sobre o mundo das celebridades e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram e não perca nenhuma novidade!

Agora também estamos no WhatsApp! Inscreva-se e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

você pode gostar também