Globo registra lucro bilionário com aquisições e streaming em alta

globo registra lucro bilionario com aquisicoes e streaming em altaManuel Belmar, da Globo: Mesmo pré-pagando dívidas e fazendo aquisições, empresa fechou ano com caixa robusta (Foto: Leo Pinheiro/Valor)O Grupo Globo Comunicação e Participações (GCP) fechou 2024 com resultados financeiros extremamente positivos. A empresa, que é a maior do setor de mídia no Brasil, registrou uma receita de R$ 16,4 bilhões, representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. O lucro antes de impostos e outros descontos (Ebitda) cresceu 26%, alcançando R$ 1,55 bilhão, enquanto o lucro final foi de R$ 1,99 bilhão, um impressionante aumento de 138%. As informações são do jornal Valor Econômico.

O serviço de streaming Globoplay teve um crescimento notável de 42% no número de assinantes, enquanto o Premiere Play também aumentou em 41%. Essa expansão reforça a estratégia da empresa em investir em conteúdos originais e tecnologia. Um dos destaques do ano foi o filme original Globoplay, Ainda Estou Aqui, que conquistou um Oscar inédito para o Brasil e um Globo de Ouro para Fernanda Torres.

Além disso, a Globo inaugurou o maior estúdio de produção virtual da América Latina e garantiu os direitos de transmissão de 9 dos 10 jogos por rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, sendo cinco deles exclusivos. Apesar de investir em novas empresas, a Globo manteve uma situação financeira sólida, fechando o ano com R$ 13,6 bilhões em caixa. No entanto, a dívida bruta cresceu 30%, totalizando R$ 6,6 bilhões, principalmente devido à valorização do dólar e à compra da Eletromidia.

Para 2025, Belmar prevê desafios, como a economia instável e a inflação, mas a Globo se prepara para um crescimento mais cauteloso. O ano começa com grandes desafios. A combinação da questão fiscal com a inflação, que eleva os juros, terá um impacto na atividade econômica. Estamos nos preparando para um crescimento mais conservador e buscando alternativas que ajudem a mitigar os efeitos da desaceleração econômica, destacou.

A publicidade continuou sendo a maior fonte de renda da Globo, representando 66% do faturamento, enquanto a venda de conteúdo gerou 34%. A receita com anúncios cresceu 14%, totalizando R$ 10,8 bilhões, e o faturamento com conteúdo se manteve estável em R$ 5,1 bilhões. Apesar de um aumento de 7% nos custos devido aos direitos esportivos da Olimpíada de Paris, as despesas gerais da empresa caíram 2%, demonstrando um controle eficiente dos gastos.

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