Gastrite afeta 7 em cada 10 brasileiros e pode gerar complicações graves

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 7 em cada 10 brasileiros sofrem de algum tipo de gastrite. Entre 2019 e 2023, o país registrou mais de 59 milhões de internações por gastrite e duodenite, com maior incidência nas regiões Sudeste e Nordeste. A gastroenterologista e hepatologista Lilian Curvelo destaca que a doença muitas vezes se inicia de forma silenciosa, comprometendo seriamente a qualidade de vida dos pacientes.

A médica explica que os sintomas mais comuns dessa inflamação da mucosa do estômago incluem dor, queimação, náuseas, sensação de estômago cheio e desconforto abdominal. Quando esses sintomas aparecem, já podem indicar um estágio avançado da doença. As causas mais frequentes da gastrite incluem o uso excessivo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), consumo de álcool e estresse crônico.

gastrite afeta 7 em cada 10 brasileiros e pode gerar complicacoes gravesMais de 59 milhões de internações por gastrite e duodenite foram registradas no Brasil (Freepik)

Causas e Prevenção

O estresse, combinado a um estilo de vida inadequado, como má alimentação e tabagismo, pode agravar a gastrite. O estresse crônico pode aumentar a produção de ácido clorídrico no estômago, irritando a mucosa e piorando os sintomas, afirma Lilian. A alimentação tem um papel fundamental na saúde digestiva; alimentos gordurosos, frituras, comidas muito condimentadas, bebidas alcoólicas e cafeína podem agravar a inflamação.

Além disso, refrigerantes e bebidas gaseificadas podem causar desconforto estomacal, enquanto alimentos processados e ricos em aditivos químicos prejudicam a saúde do estômago. A médica ressalta que, apesar de o leite e derivados aliviarem temporariamente a acidez, a longo prazo, podem aumentar a produção de ácido, piorando a gastrite.

Complicações da Gastrite

Se não tratada, a gastrite pode levar a complicações graves, como anemia ferropriva, gastrite atrófica, metaplasia intestinal, displasia gástrica e adenocarcinoma gástrico. Os sintomas de dor abdominal, náuseas e queimação persistentes em crianças e adolescentes também devem ser avaliados por um médico, alerta Lilian. Os sinais que indicam a necessidade de atendimento imediato incluem vômito com sangue, fezes escuras ou dor abdominal intensa.

Medicação Caseira é Mito!

Lilian Curvelo faz um alerta importante: Remédios caseiros para gastrite, como chás de espinheira-santa, erva-doce ou camomila, podem reduzir temporariamente os sintomas, mas não curam a gastrite. É essencial procurar um especialista para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Fique por dentro!

Para acompanhar tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Não perca as novidades sobre saúde e bem-estar!

você pode gostar também