É Tetra: O Agente Secreto Leva Quatro Prêmios em Cannes
O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou seu quarto prêmio no 78º Festival de Cannes neste sábado (24/5), recebendo dois prêmios nas categorias principais e dois em categorias paralelas ao evento. Apesar de ter perdido a Palma de Ouro para o iraniano Un Simple Accident, o diretor Kleber Mendonça Filho foi homenageado como Melhor Diretor, superando grandes nomes do cinema mundial, como Wes Anderson e Spike Lee.
O filme brasileiro trouxe quatro prêmios para o Brasil, incluindo o de Melhor Ator, concedido ao renomado Wagner Moura, que se tornou o primeiro brasileiro a vencer na categoria principal de atuação masculina do prestigiado festival francês.

O Brasil em Destaque
Não é à toa que o Brasil foi um dos grandes destaques deste ano, já que a 78ª edição do festival teve o Brasil como país de honra, celebrando os 200 anos das relações diplomáticas com a França. Essa homenagem explica a presença significativa de brasileiros que cruzaram o tapete vermelho durante os 11 dias de festival.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto não era visto como um dos favoritos inicialmente, mas conquistou a crítica especializada após sua estreia em Cannes no último domingo (18/5), recebendo mais de 10 minutos de aplausos da plateia. Veículos renomados como Variety e Hollywood Reporter elogiaram o filme, destacando seu caráter e a performance complexa de Wagner Moura.
Após os quatro prêmios em Cannes, O Agente Secreto está cotado entre os favoritos para o Oscar de 2026, especialmente após a Neon, responsável por filmes vencedores do Oscar como Parasita (2019) e Anora (2024), adquirir os direitos de distribuição do longa nos Estados Unidos e Canadá. O filme, que já teve seu primeiro teaser divulgado, ainda não possui data de estreia definida no Brasil. A trama narra a história de Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, dois brasileiros que enfrentam o regime militar autoritário em Recife, no ano de 1977.
Quem Levou a Palma de Ouro?
Infelizmente, o Brasil não conquistou a Palma de Ouro neste ano. O prêmio foi para o iraniano Un Simple Accident, dirigido por Jafar Panahi. O diretor, que tem sido perseguido e preso pelo regime dos aiatolás no Irã, optou por não revelar detalhes sobre seu novo filme devido ao receio de represálias políticas.
Fique Por Dentro!
Para se manter atualizado sobre o universo das celebridades e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Além disso, você pode se inscrever em nosso WhatsApp para receber notícias e conteúdos exclusivos diretamente no seu celular.