Como evitar o golpe do falso advogado que fez David Brazil perder R$ 40 mil

O golpe do falso advogado tem se espalhado pelo Brasil, e a vítima mais recente foi o influenciador David Brazil, que perdeu quase 40 mil reais após criminosos se passarem pelo escritório de advocacia que o representa em uma ação contra a Iberia Airlines. Para ajudar outras pessoas a se protegerem, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) compartilhou dicas importantes sobre como evitar esse tipo de fraude.

Os golpistas utilizam informações públicas sobre processos e sistemas informatizados para coletar dados sensíveis das vítimas. Eles simulam comunicações oficiais e se apresentam como advogados ou servidores do Judiciário, levando os destinatários a realizarem transferências bancárias indevidas. Geralmente, os alvos são pessoas que aguardam decisões em ações trabalhistas, previdenciárias ou pedidos de indenização, e os criminosos usam uma linguagem jurídica sofisticada para enganar suas vítimas.

como evitar o golpe do falso advogado que fez david brazil perder r 40 milDavid Brazil (Portal LeoDias)

Veja as fotos

A principal recomendação para evitar cair nesse golpe é desconfiar de abordagens inesperadas. É crucial não realizar pagamentos solicitados por aplicativos de mensagens ou e-mails sem antes confirmar a autenticidade do contato com o advogado, utilizando números de telefone conhecidos. Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional, alerta: Desconfie desse tipo de abordagem. Não envie nenhum valor até ter certeza de que o contato é legítimo.

Recentemente, o Conselho Federal da OAB pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal investigue fraudes eletrônicas que envolvem a falsa identidade de advogados. Simonetti enfatizou que a federalização das investigações é necessária devido ao alcance territorial desses golpes, que afetam a segurança jurídica dos credores.

Espelhamento de tela via WhatsApp

No caso de David Brazil, os golpistas usaram o recurso de espelhamento de tela do WhatsApp. Quando a vítima acessou o aplicativo bancário e digitou seu nome de usuário e senha, os criminosos gravaram a tela, capturando todos os códigos de acesso. David explicou: Eles vieram com uma história de que a Iberia faria o pix, já descontando os impostos do governo. Me pediram a chave do pix, eu fiz uma e mandei. Eles disseram que eu tinha que espelhar a tela do banco, para ter certeza de que a conta era minha. Espelhei, e começaram a pedir para eu aceitar a transação, como se o pix estivesse entrando, mas estava saindo. Foi um, foram dois, foram três… Por sorte, eu estava com um amigo do lado, que me alertou.

Fique por dentro!

Para acompanhar tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos nas redes sociais. Não esqueça de compartilhar este conteúdo para que seus amigos fiquem informados sobre as últimas novidades!

você pode gostar também