Chanel e Empresária Brasileira Disputam Registro de Marca
O sonho de empreender no mundo da moda virou um desafio para Éricka Lobo, que após anos de experiência no varejo e como influenciadora, lançou sua própria loja de roupas femininas. No entanto, sua trajetória foi interrompida por uma contestação vinda de uma das grifes mais icônicas do mundo: a Chanel.
Éricka Lobo recebeu a notícia de que a famosa marca francesa se opôs ao nome de sua loja, Camélia Brand. Depois que entrei com o pedido de registro da marca, recebi a notificação de que alguém tinha entrado com uma oposição ao nome. E quando li, vi que tinha sido feito pelo advogado da Chanel, contou a empresária.

O embate no INPI
A contestação foi formalizada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), que é responsável pela gestão de nomes de marcas, patentes e outros direitos relacionados à propriedade intelectual. A Chanel argumenta que o nome Camélia Brand infringe seus direitos, já que a marca possui o registro do nome Camélia no setor de vestuário desde 2007.
Éricka estava ciente do uso da flor pela Chanel e se esforçou para evitar confusões entre as duas marcas. No entanto, a disputa resultou na suspensão das atividades de sua loja desde janeiro, e a empresária enfrenta a possibilidade de perder meses de trabalho caso a decisão do INPI seja favorável à grife francesa.
Estamos aguardando a análise de mérito, que vai dizer se vão ou não me conceder o registro de marca. Dá muito trabalho pensar em toda uma identidade visual e conceito da marca; e se perder, vou ter que criar tudo do zero, desabafou Éricka.
Expectativas e incertezas
Até o fechamento da matéria, o Portal buscou contato com os representantes legais da Chanel no Brasil, mas não obteve retorno. A expectativa agora recai sobre a decisão do INPI, que pode impactar profundamente a trajetória de Éricka no mundo da moda.
Fique por dentro!
Para mais atualizações sobre o universo da moda e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Esteja sempre informado sobre as últimas notícias e eventos do setor!