Cerro Porteño Acusado de Racismo Contra Torcedores do Palmeiras
Torcedores do Cerro Porteño, do Paraguai, protagonizaram atos racistas contra a torcida do Palmeiras durante o confronto realizado na noite da última quarta-feira (7/5), válido pela quarta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram torcedores do clube paraguaio fazendo gestos imitando macacos no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção.

Nota do Palmeiras e Condenação ao Episódio
Em resposta, o Palmeiras emitiu uma nota oficial condenando o episódio e ressaltando a reincidência do Cerro Porteño em casos de racismo. O clube questionou as medidas efetivas tomadas pelo time paraguaio e pelas autoridades locais em episódios anteriores. No início do ano, durante uma partida da Libertadores Sub-20 entre as duas equipes, o atacante Luighi e outros jogadores do Palmeiras também foram alvos de racismo no Estádio Gunther Vogel, também no Paraguai.
É importante destacar que, na última terça-feira (6/5), a Conmebol aplicou uma multa de 50 mil dólares (aproximadamente R$ 286 mil) ao Palmeiras devido a gesto racista realizado por um torcedor em direção a um camarote com representantes do Cerro Porteño, durante o jogo entre as equipes no Allianz Parque. O clube identificou o responsável, que foi excluído do programa de sócio-torcedor e impedido de adquirir ingressos para partidas do Palmeiras como mandante, além de ser processado judicialmente.
Compromisso do Palmeiras no Combate ao Racismo
A Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público, mais uma vez, repudiar a conduta dos torcedores do Cerro Porteño flagrados fazendo gestos racistas contra palmeirenses. É a quarta vez desde 2022 que torcedores do Cerro Porteño cometem o mesmo crime em partidas contra o Palmeiras. Tal reincidência demonstra a ineficácia das punições aplicadas até aqui, bem como a conivência do próprio Cerro Porteño com os sucessivos atos de discriminação praticados por alguns de seus fãs.
O racismo no futebol é um problema gravíssimo e somente será solucionado com medidas enérgicas e eficazes. Racismo não é provocação! Racismo é crime!
Fique por dentro!
Para acompanhar tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos e mantenha-se atualizado. Aproveite também para se inscrever no WhatsApp e receba notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.