Carcaças de animais de alto risco apreendidas em aeroporto de SP
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu mais de 130 carcaças de animais consideradas de alto risco sanitário no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O material estava sendo transportado por um homem que veio da Nigéria, no último dia 6 de agosto.
Agentes da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) interceptaram o passageiro assim que ele chegou ao Brasil. Em um comunicado, o Mapa informou que foram interceptados 46 kg de carcaças, que podem representar riscos sérios à saúde pública.

Riscos à saúde e biodiversidade
De acordo com a nota do Mapa, esses materiais podem carregar vírus e patógenos perigosos, como raiva, gripe aviária e ebola, entre outros. Além do risco à saúde humana e animal, representam uma ameaça significativa à fauna silvestre e à biodiversidade brasileira.
Animais apreendidos
As carcaças encontradas pertenciam a diversos animais, incluindo:
- 53 ratos empalhados;
- 20 pássaros diversos;
- 19 cobras;
- 12 morcegos;
- Nove cabeças de gavião e uma de calau;
- Seis cabeças de bagre;
- Cinco cabeças de papagaio;
- Quatro cabeças de primata;
- Três cabeças de canídeos (família que inclui cães e lobos).
O Mapa reforçou que o transporte de produtos de origem animal ou vegetal sem autorização prévia é proibido e sujeito a apreensão. No dia 7 de agosto, outras intercepções de alto risco sanitário também foram realizadas, resultando na destruição de cerca de 120 kg de vegetais, artigos de madeira bruta, conchas, peixes, ratos, couro e aves, conforme a legislação vigente.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram.