Barroso Define Moraes como Relator de Ação do PSOL sobre Aumento do IOF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, designou o ministro Alexandre de Moraes como relator da ação proposta pelo PSOL contra a revogação dos decretos que aumentavam o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Inicialmente, o caso havia sido sorteado para o ministro Gilmar Mendes, que solicitou a redistribuição, argumentando que Moraes já era relator de uma ação semelhante movida pelo PL.
Na decisão, Barroso citou o regimento interno do STF, que prevê a prevenção, ou seja, a distribuição de ações com temas semelhantes ao mesmo relator, em casos de coincidência parcial ou total de objeto entre ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) e outras. Segundo ele, há uma identidade significativa entre as ações do PSOL e do PL, o que justifica a unificação para evitar decisões conflitantes.

Ação do PSOL e Críticas ao Governo
O PSOL ingressou com a ADI na última sexta-feira (27/6), solicitando uma liminar para suspender a decisão do Congresso Nacional que, na quarta-feira (25/6), derrubou os três decretos editados pelo governo desde maio, que aumentavam o IOF. Na petição, o partido argumenta que os decretos foram criados dentro dos limites constitucionais e que a revogação pelo Congresso representa uma interferência indevida do Legislativo sobre atos legítimos do Executivo.
Na mesma segunda-feira (30/6), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou suas redes sociais para criticar a postura do governo após a aprovação da derrubada do decreto que previa o aumento do imposto. Ele afirmou: Nós avisamos ao governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no Parlamento.
Fique por Dentro das Novidades!
Para saber mais sobre as últimas atualizações no universo das celebridades e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Aproveite também para se inscrever em nosso canal e receber as notícias e conteúdos exclusivos diretamente em seu WhatsApp!
A ação do PSOL e a decisão do STF refletem o intenso debate sobre as competências dos poderes Executivo e Legislativo, além da importância do IOF na economia brasileira. Fique atento às próximas atualizações sobre esse tema que impacta diretamente a sociedade!