Autoridades brasileiras lamentam a morte de Pepe Mujica

Líder marcante na história da América Latina, Pepe Mujica é homenageado por autoridades brasileiras e lembrado por sua trajetória humanista e integradora. O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, anunciou nesta terça-feira (13/5) o falecimento do ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica, aos 89 anos. Em 2024, Mujica havia revelado a descoberta de um tumor no esôfago, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. No Brasil, diversas autoridades políticas expressaram seu pesar nas redes sociais, relembrando momentos importantes de sua carreira.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, escreveu: Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo.

autoridades brasileiras lamentam a morte de pepe mujicaAutoridades brasileiras lamentam a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai (Reprodução/PT)

Legado e Reconhecimento

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também lamentou a morte de Mujica, destacando seu legado para a democracia mundial. Ele recordou palavras do ex-presidente: Com a morte de Pepe Mujica, o mundo perde um democrata, um humanista, um pensador, um poeta. Pertencemos ao mundo dos vivos, nascemos destinados a morrer. Por isso a vida é uma aventura maravilhosa. Que descanse em paz, afirmou.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também manifestou sua tristeza: Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!

Mujica era um grande aliado do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que também se manifestou oficialmente. O governo brasileiro publicou uma nota destacando: Grande amigo do Brasil, o ex-presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

O presidente Lula condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o presidente referiu-se ao ex-presidente como a pessoa mais extraordinária entre os presidentes com quem conviveu. O legado de Mujica permanecerá, guiando todos aqueles que acreditam na integração da região como caminho para o desenvolvimento e na construção de um mundo melhor para as futuras gerações.

Fique por dentro!

Para acompanhar mais novidades sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Mantenha-se atualizado sobre os principais eventos e histórias que estão em alta!

você pode gostar também