Ativistas protestam contra conclave só de homens em Roma

Nesta terça-feira (7/5), um grupo de ativistas protestou em Roma contra a exclusão de mulheres no processo de escolha do novo Papa. Utilizando fumaça rosa, um símbolo que remete à fumaça que anuncia a eleição papal, o ato ocorreu enquanto cardeais se reuniam em conclave para decidir quem assumirá a liderança da Igreja Católica.

Após a morte do Papa Francisco, cardeais de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, se reuniram no Vaticano para a eleição do novo Santo Padre. No primeiro dia de votação, a fumaça preta foi liberada pela chaminé da Capela Sistina, indicando que um novo pontífice ainda não havia sido escolhido.

ativistas protestam contra conclave so de homens em romaAtivistas protestam contra conclave só de homens em Roma (Foto/Pexels)

Protesto e reivindicações

Enquanto a fumaça preta subia, uma fumaça rosa tomava conta do céu em outra parte da cidade. Mulheres de diferentes movimentos se uniram para lamentar a falta de representatividade feminina na Igreja Católica e a exclusão de mulheres do conclave. Em um vídeo do protesto, as ativistas cantaram em coro, levantando bastões de fumaça rosa e discursando contra o sexismo dentro da Igreja.

Uma das participantes destacou a importância do ato, afirmando: Isto é um pecado e um escândalo. E por isso estamos aqui, levantando a fumaça rosa, como um sinal de esperança de que a Igreja possa trabalhar rapidamente para trazer as mulheres como iguais em todas as áreas da vida da Igreja. Um sinal de que a Igreja precisa mudar rapidamente.

Já existiu Papisa?

Tradicionalmente, dos 266 papas que ocuparam o cargo ao longo da história da Igreja Católica, nenhum foi mulher. Isso se deve principalmente ao processo hierárquico que deve ser seguido. O processo começa com padres que podem ser promovidos a bispos ou arcebispos, e, posteriormente, alguns são elevados a cardeais, que têm a responsabilidade de eleger o novo Papa.

Embora existam lendas sobre uma suposta papisa na Idade Média, que teria se disfarçado de homem para assumir o cargo, essa história não tem fundamento histórico e é considerada um mito.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. E não perca as últimas notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão!

você pode gostar também