Alerta sobre Salmonella após cena de maionese em Vale Tudo

A icônica cena da maionese contaminada por Odete Roitman em Vale Tudo, da TV Globo, ganhou uma nova versão no capítulo da última terça-feira (12/8). No remake de Manuela Dias, a vilã, interpretada por Debora Bloch, sabotou a rede Paladar e se vingou de Raquel (Taís Araujo) ao contaminar o alimento com Salmonella — uma bactéria que pode provocar desde infecções intestinais até a morte.

Em entrevista, a infectologista Jessica Fernandes Ramos, do Núcleo de Infectologia do Hospital Sírio-Libanês, explica que existem dezenas de tipos de Salmonella. A maioria vive no intestino de animais, incluindo aves, bovinos e suínos, e pode contaminar alimentos de origem animal e, mais raramente, vegetais. Segundo ela, ingerir alimentos contaminados pode causar uma infecção intestinal aguda e, em casos mais graves, uma infecção sistêmica, quando a bactéria chega à corrente sanguínea e a outros órgãos.

alerta sobre salmonella apos cena de maionese em vale tudoOdete Roitman (Debora Bloch) e Raquel (Taís Araujo) (Divulgação/TV Globo)

Riscos e Sintomas

Jessica destaca os riscos associados à infecção, como desidratação grave por diarreia intensa e vômitos, septicemia — uma infecção generalizada, especialmente em crianças, idosos ou pacientes imunossuprimidos — e complicações como artrite, meningite e infecção de órgãos internos.

Como ocorre a contaminação

A médica explica que a contaminação dos alimentos pode ocorrer em várias etapas. Na produção, fezes de animais infectados podem contaminar carne, ovos e leite. Durante o processamento, se o alimento é manipulado com mãos sujas ou utensílios contaminados, ou ainda pela falta de higiene na indústria, que é menos comum. A contaminação também pode ocorrer em casa, como o uso da mesma tábua para carne crua e vegetais sem higienização, cozimento insuficiente ou armazenamento inadequado, esclarece.

Para prevenir a infecção, Jessica recomenda cuidados básicos: Separe bem o alimento cru do cozido, use utensílios diferentes para cada um e lave-os adequadamente. Além disso, sempre refrigere bem os alimentos perecíveis imediatamente, alerta.

Sintomas e o risco de morte

Os sinais mais comuns da infecção incluem diarreia — que às vezes pode ter sangue — febre, dor abdominal intensa, cólicas, náusea, enjoo, vômitos e mal-estar geral. Os sintomas geralmente surgem rapidamente, em poucas horas após a ingestão do alimento contaminado, variando de seis horas a dois dias, descreve a médica.

Ainda segundo ela, embora a maioria dos casos seja autolimitada, a Salmonella pode ser fatal. Em pessoas mais vulneráveis ou dependendo da quantidade ingerida, a infecção pode se tornar grave se não for tratada rapidamente, frisa.

Fique por dentro!

Para acompanhar tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram e mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mundo das celebridades!

você pode gostar também