Quais presentes são mais indicados para clientes?

Qual a melhor maneira de mostrar aos clientes que você se preocupa com eles do que enviar-lhes um presente de agradecimento? 

Seus concorrentes podem tentar conquistar clientes com e-mails de “agradecimento”. Você, por outro lado, pode deixar uma melhor impressão.

O problema dos presentes de agradecimento é descobrir o que enviar. Você não pode escolher algo que é muito caro, nem pode escolher algo que possa ser visto como sem valor. 

Você precisa caminhar na linha tênue entre preço e praticidade ao selecionar ideias para presentes de agradecimento. 

E existem diversas opções para você escolher. Desde uma experiência até brindes , como bloco de anotação personalizado. 

Se você está em busca de opções de presentes para os seus clientes, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos! 

Ideias de presentes para seus clientes

Sem mais delongas, aqui estão algumas ideias de presentes que você pode escolher para os seus clientes e que podem fazer parte do plano de fidelização da sua empresa.

1. Escreva cartas de agradecimento personalizadas

Uma opção de presente popular, extremamente acessível e simplesmente é enviar uma carta/cartão de agradecimento personalizada para seus clientes. 

Torne a mensagem única, personalizada e, o mais importante, autêntica. Use caneta e papel, não uma mensagem impressa. Não custa quase nada, exceto pelo seu tempo.

2. Ofereça livros

Os livros podem não ser uma escolha óbvia para um presente, mas para o grupo certo de clientes, eles podem ser uma opção fantástica. 

Um livro relevante não apenas mostra que você entende o cliente, mas também ficará com ele por muito tempo, lembrando-o de sua marca.

Além disso, os livros têm uma marca própria. Enviar um que seja de não ficção, que desperta novas ideias, pode fazer com que os clientes também pensem em sua marca como “inovadora”. 

3. Ofereça atualizações surpresa

Conquiste os clientes oferecendo-lhes um upgrade gratuito para suas compras existentes. 

Isso funciona particularmente bem se a atualização for semelhante, mas melhor do que a compra atual. 

Certifique-se de perguntar aos clientes antes de fazer a atualização – alguns podem querer especificamente uma opção “inferior” .

4. Ajude os clientes a aprender algo

Um dos melhores presentes que você pode dar aos clientes é o aprendizado. Talvez você possa reunir uma série de aulas para ajudá-los a aproveitar ao máximo a compra (como uma loja de violões oferecendo CDs de aulas de música grátis). 

Ou talvez você possa oferecer cursos sobre tópicos que complementam a compra (como uma loja de artesanato que oferece aulas gratuitas de cerâmica).

5. Ofereça uma experiência

Uma experiência – um pacote de spa, ingressos para um evento local etc. – é uma ótima maneira de tornar-se memorável. 

Certifique-se de que a experiência esteja alinhada com a sua marca e o perfil do cliente.

Além disso, escolha uma experiência que seja fácil de alcançar, tenha um amplo apelo e não custe muito para prejudicar sua lucratividade.

6. Envie um presente de aniversário

Enviar presentes aos clientes em ocasiões especiais, como aniversário, por exemplo, pode ajudá-lo a conquistar a fidelidade dos clientes. Mostra que você se preocupa o suficiente para se lembrar deles.

Lembre-se de que, assim que você começar a enviar presentes de aniversário, os clientes podem passar a esperá-los todos os anos. 

Portanto, escolha algo que seja acessível o suficiente para repetir presentes. Um cartão escrito simples ou um brinde funciona bem para a maioria dos clientes.

7. Ofereça um mimo

Biscoitos, chocolates e outras guloseimas ​​são amplamente apreciados, sendo uma ótima opção para presente de agradecimento ao cliente. 

A maioria dos clientes apreciará uma lata de biscoitos ​​junto com a compra. Você pode até personalizar a embalagem para incluir uma mensagem personalizada ou o logotipo da sua marca.

A única coisa que você deve observar são as alergias alimentares. Tente evitar qualquer tratamento com alérgenos comuns, como amendoim. E, caso tenha o ingrediente, é fundamental que esteja especificado na embalagem. 

8. Ofereça uma consulta gratuita

Aconselhamento valioso também pode ser um tipo de presente, especialmente em setores conhecidos por serem difíceis de abordar. 

Se você vende roupas, por exemplo, pode oferecer uma consultoria de style. Se vende equipamentos de ginástica, pode oferecer um plano de dieta personalizado e uma rotina de exercícios.

9. Distribua um produto grátis do seu catálogo

Um eterno favorito para presentear é simplesmente distribuir um produto barato, mas útil, de seu catálogo de produtos. 

Este produto deve ser de baixo custo, mas deve ter valor percebido para o cliente. Certifique-se também de que está relacionado à compra original, exemplo: meias grátis com um par de sapatos.

10. Dê brindes grátis

Por último, mas muito importante quando se trata de presentes para clientes, é dar brindes grátis, como: camisetas, bolsas, cadernos, blocos de anotação, etc. 

Você pode escolher algo que reflita os valores ou produtos de sua marca. Porém, é muito importante que esse brinde seja de qualidade para que o seu cliente realmente entenda que ele é importante para a sua empresa. 

Conclusão 

Neste artigo, você conferiu algumas dicas de presentes mais indicados para clientes. 

Aproveite as sugestões e utilize-as para aproximar os seus clientes da sua marca. Use-os com sabedoria, pois os custos dos presentes podem aumentar rapidamente. 

Ao mesmo tempo, considera o impacto de longo prazo de um presente em suas vendas futuras.