Você coloca CPF NA NOTA? Então este comunicado da Serasa é PRA VOCÊ!

Informação explica de uma vez por todas se o CPF na nota é necessário e desmente o que vem sendo dito no país

O Serasa é um serviço de análise de informações para disponibilização de crédito, sendo oferecido para empresas de todos os portes e em todos os segmentos da economia do país.

É ele quem explica, por exemplo, a relação entre realizar uma compra e a necessidade ou não de fornecer o CPF do cliente no momento da mesma.

Com objetivo de esclarecer boatos e dúvidas a cerca da informação do registro em questão, o Serasa emitiu um comunicado sobre a questão.

Veja a seguir.

image 265
Serasa emitiu comunicado esclarecedor – Foto: Serasa Experian via Wikimedia Commons

Serasa mede a possibilidade de concessão de crédito

O serviço de análise e informação do Serasa foi criado em 1968, por iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Seu nome tem origem de um acrônimo de “Serviços de Assessoria S.A”. Porém, pouco tempo depois, a companhia foi renomeada para Serasa – Centralização de Serviços Bancários.

Em 2001, a empresa se tornou uma Autoridade Certificadora e, em 2007, mudou novamente de nome. Com sua venda para o grupo Experian, de origem irlandesa, o Serasa passou a se chamar Serasa Experian.

Por meio de uma consulta no Serasa, é possível o consumidor saber se está apto a receber crédito no mercado e também negociar o pagamento de dívidas.

O serviço também permite que as instituições fornecedoras de crédito e empréstimo possam medir o grau de adimplência dos consumidores de forma a autorizar ou não tais concessões.

Muitas pessoas têm dúvida quanto à diferença entre o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Enquanto o primeiro possibilita consultar sobre dívidas em instituições bancárias, o segundo diz respeito a dívidas no comércio.

Outra dúvida também é se há a necessidade de informar o CPF no momento da compra.

CPF e Serasa: qual é a ligação?

Nos últimos tempos, em quase todas as vezes que se faz uma compra, o vendedor pergunta se o consumidor gostaria de fornecer o CPF para colocar na nota fiscal.

Embora seja uma questão recorrente, pouco é explicado sobre o motivo para ela.

Com o objetivo de esclarecer de uma vez por todas, o Serasa emitiu um comunicado. A informação, passada no último mês de abril, pretende desmistificar alguns rumores que vinham surgindo no país.

Uma das dúvidas é se o score no Serasa aumenta conforme a quantidade de vezes que o CPF é disponibilizado nas notas fiscais de compras.

A saber, score é a pontuação que o consumidor apresenta no Serasa, podendo ser de 0 a 1.000. Quanto mais próximo de 1.000, maiores são as chances de a pessoa ter um crédito ou empréstimo aprovado.

O Serasa explica que constar o CPF em nota fiscal não aumenta o score do cidadão, logo não é importante passar tal informação com esse objetivo.

Em contrapartida, ainda é considerado necessário informar o número do documento em questão, visto que, em situações de compras que atendam aos critérios determinados pela Receita Federal, a Nota Fiscal com o CPF pode ser utilizada para abatimento ou restituição do imposto de renda.

você pode gostar também