Como guardar dinheiro ganhando pouco? Descubra

Atualmente está cada vez mais difícil economizar algum dinheiro e por isso, saber como guardar dinheiro ganhando pouco virou uma necessidade, principalmente para os jovens. Algumas pessoas conseguem juntar um pouco para ter sua independência financeira.

Possuir uma reserva financeira não é apenas pessoas ricas que conseguem ou podem ter esse privilégio. As pessoas que vivem apenas com um salário mínimo também podem economizar.

No Brasil essa prática não é bem disseminada, apenas um terço dos brasileiros afirmaram que conseguem economizar parte do seu salário. A seguir veja dicas importantes de como guardar dinheiro mesmo ganhando pouco. Confira!

Primeiramente é importante conhecer sua realidade 

O primeiro passo para criar um plano eficaz com o intuito de obter mais economia e descobrir como guardar dinheiro ganhando pouco, é saber quanto de dinheiro possui o seu caixa. Em outras palavras, a entrada e a saída de dinheiro da sua conta ao final de cada mês.

Porém, para iniciar, é importante criar uma lista completa de todos os gastos durante o mês, os gastos vão desde gastos tidos como essenciais até aqueles que são feitos com seu cartão de crédito.

É importante que seja anotado tudo, até um corte de cabelo, uma unha feita, dos esses gastos precisam entrar na lista. Esses gastos tidos como pequenos fazem toda a diferença ao final do mês.

Após criar essa lista, é hora de escolher as essenciais e cortar as desnecessárias, dê prioridade ao pagamento de contas importantes e as que são parceladas. É importante que se você puder fazer o adiantamento das dívidas parceladas é uma excelente opção. Assim, você evita uma bola de neve.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: faça metas e priorize seus objetivos

Faça planos, essa é uma excelente forma de alcançar suas metas e objetivos, bem como  gerenciar melhor seu dinheiro. Estabeleça data para realizar seus planos, dessa forma é possível priorizar os que são mais importantes.

Organize as prioridades, assim como os sonhos que você almeja realizá-los, pois, em nossa vida tudo precisa ter origem e destino. Por essa razão, as metas são importantes, principalmente as metas do destino que deseja dar ao seu dinheiro.

Tendo em mente as metas e objetivos, é importante informar as pessoas que moram com você, principalmente quando mais de uma pessoa depende do seu salário.

O diálogo com os filhos e outros membros da família sobre o destino do dinheiro e como economizar mesmo ganhando pouco é essencial.

Assim é possível que você ganhe, aliados nessa tarefa de criar suas reservas. Isso pode auxiliar você na construção de um indivíduo adulto mais responsável e organizado tendo uma visão diferente sobre como economizar seu dinheiro para ter uma vida financeira mais equilibrada no futuro.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: respeite o seu ritmo

É importante lembrar que para guardar dinheiro não é necessário ganhar muito. Se você conseguir guardar R$10,000 por mês já é o suficiente. O essencial é que o valor guardado não cause impacto nos pagamento das contas principais.

É bem mais difícil para as pessoas que nunca fizeram planejamento financeiro, cortar determinados gastos, mesmos insignificantes. 

Mas, sabemos que é possível realizar a adaptação aos métodos comuns e criar uma reserva de pelo menos 15 dias ou um mês. Para se adaptar ao novo planejamento financeiro pode ser aos poucos.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: faça investimento do seu dinheiro 

Existem investimentos para cada perfil de investidor, aqueles mais arriscados e os que desejam obter menores riscos. 

Mas, para as pessoas que estão tentando começar, e tem pouco dinheiro e, mesmo assim, não querem  deixar o dinheiro guardado na conta sem movimentar, um excelente caminho é investir na renda fixa, visto que o risco é bem baixo.

Para as pessoas que estão iniciando, o investimento em renda fixa, como CDBs, CDI, Tesouro Direto são excelentes opções. Já é possível investir no Tesouro com apenas R$ 30.000.  

A liquidez desse tipo de investimento pode ser por dia. É importante que antes de investir faça uma averiguação sobre suas taxas de juros de cada um.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: faça uma planilha de controle financeiro

As pessoas que pretendem fazer economia, mesmo ganhando pouco, precisam fazer um planejamento financeiro  de qualidade. Para isso, o mais indicado é fazer anotações  de todos os gastos de sua casa.

Primeiramente, é necessário criar uma planilha para anotar todos os gastos e classificar quais as despesas essenciais, os gastos fixos e as variáveis. Por isso, é importante anotar todos os gastos e inserir as principais formas de pagamento.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: reflita sobre os seus hábitos de consumo

É importante lembrar que as pequenas mudanças podem ser quem faz o diferencial ao final do mês, é importante fazer uma análise para saber a melhor forma de como gastar o seu orçamento e ainda sobrar dinheiro para que você possa guardar. 

Economize dinheiro fazendo reuniões de amigos e parentes em casa, ao invés de sair para bares e restaurantes.

Leve as crianças ao parque no lugar de shopping. Ir a locais que consomem menos dinheiro é um ponto de partida para mostrar que diversão não está ligada a dinheiro

Escolha as formas de lazer mais simples e acessíveis, dessa forma, é possível cortar os gastos.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: tente pagar as contas em dia é sinônimo de economia

As contas pagas após a data de vencimento geram juros e multas, assim, aumentam os gastos. Isso é uma péssima ideia para quem deseja economizar. É importante pagar as contas sempre em dias, na data do vencimento.

Como guardar dinheiro ganhando pouco: busque uma renda extra

Essa é uma ótima opção para as pessoas que estão querendo economizar. Você pode tentar vender produtos ou algo como, doces, ou até um segundo trabalho. Assim é possível guardar mais um pouco e você não vai depender apenas do seu salário.

E com certeza você vai conseguir ter uma qualidade de vida bem melhor!

Comments are closed.