Como ter mais fôlego nos exercícios: dicas essenciais

O prazer de praticar exercícios físicos é inenarrável: você se sente vivo, recompensado pois sabe que está fazendo algo que trará retornos extremamente positivos para a saúde. Mas muitas vezes nosso fôlego não consegue nos acompanhar, e o que fazer nessas horas?

Neste artigo falaremos sobre como ter mais fôlego nos exercícios e daremos dicas essenciais que podem te ajudar e, quem sabe, até te incentivar a praticar alguma atividade física hoje mesmo.

A prática de atividades físicas

Sabemos quão benéfica é a prática de atividades físicas, mas muitas vezes ignoramos a real importância e deixamos os exercícios de lado. Não devemos nos esquecer que nosso corpo é o que nos mantém, então precisamos cuidar bem dele.

Praticar exercícios físicos regularmente aumenta nossa resistência cardíaca, pulmonar, muscular, melhora nosso humor e de quebra auxilia na perda de peso. Não há malefícios na prática de atividades físicas, se praticadas corretamente. Você viverá de forma mais leve e saudável, e os resultados serão sentidos por você rapidamente, principalmente em sua saúde mental.

Os benefícios dos exercícios para a mente

Se engana quem pensa que praticar exercícios traz benefícios apenas para o corpo. Muitas pessoas viram na prática de atividades físicas um refúgio para uma mente inquieta e perturbada pelas preocupações do dia a dia. Nossa mente também colhe bons frutos quando incluímos a prática de atividades físicas na nossa agenda.

Ao praticar qualquer exercício, nosso cérebro produz a endorfina, o famoso hormônio do bem-estar, nos sentimos recompensados por ele e isso traz uma sensação de dever cumprido. Praticar exercícios ajudam a aliviar o estresse e a nos distrair, fugindo de acessos de raiva por não ter onde canalizar nosso esgotamento mental.

Os exercícios como aliados no emagrecimento

Para pessoas que estão acima do peso, persistir numa prática de exercícios pode ser bastante desafiador, pois exige muito mais esforço físico e mental. Uma boa dica é começar por práticas que auxiliam no emagrecimento e no aumento de resistência respiratória, como o ciclismo. Para quem precisa emagrecer, uma bicicleta pode ser a melhor amiga. Pedalar diariamente, mesmo que curtas distâncias, auxilia na queima de gorduras e ainda ajuda a fortalecer os pulmões.

Leia também: O maior problema da dieta cetogênica

Dicas essenciais para ter mais fôlego nos exercícios: ande de bicicleta

Para quem deseja aumentar sua resistência respiratória, o ciclismo é uma excelente alternativa. Com a prática constante das pedaladas, você poderá exercitar sua respiração para manter o ritmo, aumentar a velocidade e chegar em seu objetivo. Tenha em mente que você precisa melhorar nisso, e respire com consciência. Isso significa ritmar sua respiração, e não respirar apenas de forma automática.

Respire com consciência

A dica de ouro em como ter mais fôlego nos exercícios é: respire com consciência. Pode parecer estranho, mas o controle da respiração é algo muito importante na prática de exercícios, pois ela determina o seu limite.

Em termos gerais, quando você respira de forma correta, seu corpo cria forças para concluir certas atividades, agora se você está respirando apenas para se manter vivo, você se cansará facilmente e não conseguirá concluir os exercícios pretendidos.

Faça exercícios de respiração

Não são só os atletas ou praticantes de atividade física que precisam desse controle da respiração, muitos cantores também praticam exercícios de respiração antes de suas performances para ter um melhor aproveitamento da voz e aguentar chegar ao fim de suas apresentações com fôlego.

Procure na internet exercícios de respiração e realize-os antes de praticar a atividade física. Dessa forma seu rendimento será melhor sem sombra de dúvidas.

Mantenha-se hidratado

Beber água é um dos pontos chaves em como ter mais fôlego nos exercícios. É humanamente impossível praticar exercícios físicos sem fazer pausas para se hidratar. O seu corpo precisa desse combustível para continuar a desempenhar a atividade. Fazer exercícios físicos sem beber água constantemente pode trazer riscos à sua saúde e prejudicar muito seu desempenho e seu fôlego.

Faça pausas para descansar

Reconheça seu limite e faça pausas sempre que necessário. Não se sinta mal ao precisar fazer uma parada para recuperar o fôlego, literalmente. De tempos em tempos, faça pausas para respirar fundo, tomar água e descansar. Nosso corpo não é uma máquina, e não é capaz de operar ininterruptamente. Uma forma importante de como ter mais fôlego nos exercícios é fazer pausas para respirar fundo e seguir em frente.

Não se esqueça do aquecimento

Seja qual for a atividade física que você irá praticar, aqueça-se. Ajude seu corpo a se preparar para os exercícios que virão. O aquecimento é tão importante quanto o exercício em si e não pode ser deixado de lado.

Esperamos que nossas dicas de como ter mais fôlego nos exercícios te ajudem a melhorar seu desempenho na hora de praticar sua atividade física de preferência. Cuide de sua saúde sempre.

Comments are closed.