Como fazer um cachorro gostar de um gato: 3 dicas práticas!

Entenda como fazer um cachorro e um gato se darem bem  

Desde muito tempo existe uma dualidade entre cães e gatos. No entanto, a verdade é que esses animais podem ser amigos e conviver muito bem debaixo do mesmo teto. Mas, como fazer um cachorro gostar de um gato, ou vice-versa? Existem algumas técnicas na hora de introduzir esses animais que podem ser decisivas na adaptação.

Antes de mais nada, o primeiro contato entre eles pode gerar uma reação tanto positiva quanto negativa. Porém, nesse caso a primeira impressão nunca é a que fica e, com paciência e um passo a passo correto, é perfeitamente possível que eles convivam. 

Então, confira algumas dicas de como fazer um cachorro gostar de um gato e coloque em prática para um convívio pacífico.

É verdade que os cães não gostam de gatos?

Ainda que essa seja uma crença popular bastante enraizada, a resposta é não. Nem sempre um cachorro terá aversão irreversível a gatos, podendo simplesmente ser um problema comportamental. Nesse sentido, existem técnicas voltadas para a adaptação de cães e gatos que com certeza vão te ajudar a transformar esses dois em amigos.

Aliás, quem é apaixonado por animais não precisa pensar em escolher entre um gato ou cachorro, por exemplo. Ou seja, é possível ter os dois animais juntos dentro de casa e aproveitar a companhia agradável de ambos os pets. Além disso, eles podem fazer companhia um para o outro enquanto você estiver fora.

Agora, se você acha que sua personalidade pode favorecer mais uma das espécies, é importante pensar bem antes de adotar um ou outro animal. Na verdade, existem pessoas que preferem cães, enquanto outras se denominam gateiras. Portanto, também é importante levar em consideração o seu perfil de tutor antes de fazer a adoção.

Ademais, se você é um amante de todos os animais e quer ter uma família de pets, então é bom aprender como fazer um cachorro gostar de um gato e como adaptar animais de espécies diferentes. Assim, você garante que o convívio será pacífico e evita o estresse tanto dos animais quanto seu.

Como socializar um cão e um gato? Veja 3 dicas incríveis!

Primeiramente, saiba que gatos e cachorros podem conviver e se tornarem amigos, mas para isso a adaptação entre eles precisa ser adequada. Aliás, quando se está introduzindo animais de espécies diferentes é importante ter paciência e respeitar o comportamento dos pets, sem forçar nenhum tipo de reação.

Na verdade, o primeiro contato entre cães e gatos é baseado no instinto de cada um. Entretanto, mesmo que pareça impossível que eles venham a se gostar, saiba que um passo a passo correto de introdução e adaptação pode fazer milagres. Então, quer saber como fazer um cachorro gostar de um gato ou vice versa? Veja algumas dicas que preparamos a seguir.

Primeiro encontro

Embora a primeira impressão aqui não seja eterna, é importante ter atenção redobrada durante o primeiro contato entre os animais. De um modo geral, cães e gatos vão agir por instinto quando se encontrarem pela primeira vez, alguns rosnando ou sibilando e até latindo. Desse modo, é importante que você repreenda os animais caso isso aconteça.

Mas atenção! Não agrida o cão ou gato, tanto física quanto verbalmente quando isso acontecer. Apenas mostre o seu descontentamento com a reação negativa que eles tiveram para que ambos entendam até onde podem chegar um com o outro. Na verdade, o ideal é que você tenha ajuda para segurar um dos animais enquanto o outro cheira o ambiente.

Do mesmo modo, intercale o cachorro ou o gato para que ambos tenham a oportunidade de cheirar e andar pelo local, reconhecendo o odor do outro animal. Então, permita que eles se vejam mais de perto, até que se acostumem melhor. Vale lembrar que esse processo pode levar dias e você precisa ser paciente e exercitar o convívio aos poucos.

Utilize difusores

Talvez você não saiba, mas gatos e cachorros possuem cheiros diferentes, mesmo quando vivem todos juntos na mesma casa. Desse modo, pode ser interessante investir em difusores que imitam os cheiros dos feromônios de cães e gatos. Aliás, esses odores são imperceptíveis aos humanos, então não vão atrapalhar a sua rotina.

Na verdade, é interessante pensar em adquirir difusores de feromônios tanto para gatos quanto para cachorros, independentemente de quem vai ser introduzido no ambiente. Dessa forma, ambos poderão se sentir confortáveis com a situação, já que esses produtos costumam ter alto nível de aceitação.

 

A substância contida nesses difusores tem o poder de acalmar cães e gatos, tornando a adaptação entre eles muito mais pacífica. No entanto, o ideal é que você comece a utilização alguns dias antes do novo integrante chegar, então se prepare e adquira o difusor com antecedência.

Carinho e atenção

Ainda que você seja amante dos animais, é comum que o novo integrante da família receba mais atenção do que seus irmãos pets. Entretanto, esse pode ser um comportamento decisivo na hora de fazer a adaptação deles, então tenha cuidado! Dar mais carinho e atenção a um dos animais pode ter consequências desastrosas no começo.

Nesse sentido, se você quer saber como fazer um cachorro gostar de um gato é importante que você evite causar ciúmes no seu cão! Isso mesmo, cachorros também podem ser ciumentos e desenvolver uma competição com o novo pet. Logo, esse comportamento pode levar a conflitos indesejados.

Antes de mais nada, evite deixar os dois animais sozinhos sem supervisão humana em um mesmo ambiente. Então, quando estiver presente com ambos, gato e cachorro, procure dar atenção em forma de petisco, por exemplo, para os dois ao mesmo tempo. Além disso, brincadeiras conjuntas também são uma ótima forma de criar uma amizade.

Cuidado com a alimentação: cachorros e gatos não podem comer as mesmas coisas 

Pois bem, agora que você já sabe como fazer um cachorro gostar de um gato e seus pets se tornaram amigos em casa, é hora de pensar nos cuidados a parte de cada um. Primeiramente, lembre-se de que você está lidando com duas espécies diferentes de animais!

Ou seja, cuidado com mitos e informações erradas que você encontra por aí comparando cães e gatos. Afinal, o que vale para um, não necessariamente vale para outro, principalmente quando falamos de saúde! Aliás, existem até mesmo médicos veterinários especializados em ambos os animais, e pode ser uma boa ideia fazer uma visita para tirar eventuais dúvidas.

Ademais, oferecer uma ração de qualidade para seu cachorro e seu gato também é muito importante e pode, inclusive, melhorar a saúde dos seus animais. Além disso, fique de olho para evitar que seu gato se alimente com a comida do seu cão e vice versa! Nesse sentido, existem alimentos tóxicos para gatos e cachorros que podem causar um estrago na saúde do seu pet.

Então, sirva as porções de ração em locais separados, evitando qualquer acidente. Vale lembrar também que algumas plantas podem ser prejudiciais à saúde do felino, portanto fique atento. Assim, com cuidado e respeito a ambos os comportamentos, você com certeza terá uma família pet feliz por muitos e muitos anos.

 

Veja também Quais são os bichos do jogo do bicho

você pode gostar também