Aprovado em concursos militares: dicas para conseguir

Como ser aprovado em concursos militares? Durante todos os anos, diversas bancas realizam exames e concursos públicos para o ingresso de novos cadetes nas forças armadas. Essa carreira é bastante almejada por grande parte dos jovens, que sonham em seguir na área militar. 

Além da rotina exaustiva de estudos, é necessário também que os alunos tenham alguns cuidados na hora de fazer a prova, especialmente as provas que exigem concentração como exames de matemática

Para isso, selecionamos algumas dicas para ser aprovado em concursos militares e ser finalmente aprovado na carreira que tanto almeja.

Então, se você faz parte do grupo de pessoas que almeja ingressar na carreira militar e está em busca de dicas para ser aprovado em concursos militares, saiba que nós fizemos esse texto especialmente para ajudá-lo. 

Nesse texto, daremos algumas dicas preciosas para enfim conseguir a tão sonhada aprovação e ingressar no serviço militar, bem como falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas dicas. Portanto, continue essa leitura e tire todas as suas dúvidas.

Aprovado em concursos militares: siga uma planilha de estudos

Certamente muitas pessoas já lhe disseram, não é? Bem, você deve seguir a planilha de aprendizado para então conseguir a aprovação. 

Uma pesquisa científica realizada constatou que 28% dos alunos aprovados em algum dos concursos militares das Forças Armadas Brasileiras utilizaram a planilha de estudo durante o treinamento! 

Portanto, faça um bom plano de estudos e, mais importante, siga rigorosamente esse plano. Não adianta executar um plano muito detalhado em uma planilha maluca e, no final, não há disciplina suficiente para seguir tudo o que você planeja fazer. 

Desenvolva um plano realista para o seu estudo, que você pode realizar com base nas outras atividades que você tem que fazer.

Aprovado em concursos militares: faça muitas provas de concursos anteriores

Você precisa entender a banca para qual prestará concurso, pois é a “pessoa” que elabora o seu teste e, para isso, nada melhor do que fazer o teste anterior já elaborado pela mesma banca. 

Mas tome cuidado para não cometer o erro de participar apenas da prova dos concursos dos quais você vai participar! Você também deve fazer os exames de outros concursos militares, para que além de um melhor entendimento dos “exames militares”, você também possa praticar matérias que lhe interessam. 

Obviamente, se você pretende participar apenas das competições da EsSA e EEAR, por não ter idade para fazer os exames da escola oficial de treinamento, você deve praticar apenas disciplinas que pertencem às competições que lhe interessam. 

Por exemplo, química não faz parte dos exames da Escola de Formação de Sargento, é uma disciplina e só são necessários os talentos que vão realizar concursos para a escola militar, como o EsPCEX.

Crie objetivos e metas realistas

Em primeiro lugar, a organização e o planejamento são a base. Isso aumentará suas chances de passar no exame público militar. Portanto, estabeleça um cronograma para atingir um objetivo maior com metas diárias de aprendizagem: o seu reconhecimento.

Anote tudo o que você precisa para estudar e alocar o tempo de estudo entre todas as disciplinas e disciplinas. Portanto, você poderá determinar um período dedicado a cada pessoa. Não se esqueça de reservar um tempo para revisão e exercícios intensivos.

Entenda quais são os seus limites

Outro ponto extremamente importante é entender seu nível de conhecimento e entender como o programa de aprendizagem é melhor para você.

Por exemplo, se sua atenção está focada apenas em 30 minutos, é inútil se forçar a estudar por duas horas consecutivas.

Além disso, você deve saber quais são seus pontos fortes e fracos. Com isso, você poderá passar mais tempo aprendendo coisas mais difíceis. Além disso, lembre-se de considerar a importância da disciplina nos exames para o serviço civil militar.

Aprovado em concursos militares: tente reduzir os riscos da reprovação

Além do autoconhecimento metódico, também vale a pena tomar alguns cuidados para reduzir o risco de fracasso. Entre eles, por exemplo, preparar o corpo, cuidar da alimentação e fazer exercícios.

 Afinal, a maioria das competições militares possui exames de aptidão física, essa etapa pode desqualificar você. 

Também vale a pena se concentrar em um campo específico em vez de apenas se concentrar em uma competição específica. 

Para isso, você pode escolher uma força armada que possa se identificar e se preparar para eventuais licitações militares. Com isso, você poderá aprender sobre as pesquisas mais recentes sobre temas repetitivos e poderá estudar temas específicos com maior profundidade.

Aprovado em concursos militares: compreenda sua evolução

Tão importante quanto os demais pontos citados acima, é criar um ambiente competitivo e motivador para você. As metas o ajudarão a seguir uma direção, mas também é importante entender se o plano de estudo é eficaz. 

Para alcançar esse objetivo, é necessária a definição de alguns parâmetros para realizar o acompanhamento de sua evolução. Um dos parâmetros bastante utilizados é a resolução de questões, acompanhando o número dos seus acertos, bem como a quantidade de matérias com mais dificuldade, através dos simulados.

Tenha paciência e não desista

Portanto, vale ressaltar que nem sempre a aprovação é obtida na primeira, segunda ou mesmo terceira tentativa. Isso não quer dizer que seus esforços sejam em vão, mas que você precisa de mais tempo para estar 100% preparado. 

Muitas vezes, uma pessoa não está listada no ensino médio e, nesse período, tenta constantemente os exames públicos militares, aproveitando o tempo que tem livre, entretanto, existe a necessidade de estar matriculado para conseguir a aprovação.

Ser paciente, consolidar sua base de conhecimento, tentar novamente e aprender com seus erros também o ajudará a conquistar a tão sonhada aprovação. 

Para isso, mantenha o seu ritmo tanto nos estudos do Ensino Médio quanto nos estudos para concurso, se for o caso. Quanto mais perseverança e dedicação, maiores serão as chances de ser aprovado.

Conclusão

Embora num primeiro momento a aprovação pareça extremamente difícil, saiba que a chave para alcançar qualquer objetivo é a dedicação.

Portanto, dificilmente você conseguirá uma aprovação se continuar dando desculpas a si mesmo e se mantendo no eterno looping da procrastinação, enquanto seus concorrentes estudam incessantemente até conseguir a aprovação. Assim, jamais desista, foque sempre nos resultados e cedo ou tarde você conseguirá.

Leia também: Planos de saúde: como usufruir deles da maneira correta

Comments are closed.