STJ confirma pena de ex-técnico de ginástica por estupro
Fernando de Carvalho Lopes foi condenado por abusar sexualmente de quatro ginastas e tenta um último recurso no STF. Desde 2018, ele está afastado do esporte.
Na última terça-feira (4 de novembro), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação do ex-treinador, resultando em uma pena de 28 anos de prisão. Essa decisão se tornou oficial em 25 de setembro de 2025.
Apesar da confirmação da pena, Fernando ainda tenta recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso está em segredo de justiça para proteger as vítimas envolvidas.
Histórico do Caso
Esse caso começou em 2018, quando a 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, impôs uma pena inicial de mais de 109 anos de prisão devido a diversos abusos cometidos contra ginastas menores de idade. Em julho de 2023, a pena foi revista e reduzida para 28 anos.
Na época, Fernando era professor de educação física em Diadema, na Grande São Paulo. Em janeiro de 2023, ele pediu para deixar seu cargo público e se mudou para Portugal.
Punição no Esporte
Além das consequências legais, Fernando também enfrentou repercussões em sua carreira esportiva. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o baniu do esporte, o que significa que ele não pode exercer qualquer função ligada à ginástica em território nacional.
