Neymar critica arbitragem após derrota do Santos e pede melhorias
Neymar Jr. assistiu à partida entre Santos e Vitória da arquibancada da Vila Belmiro e ficou bastante irritado com a arbitragem. O jogo, que faz parte da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, aconteceu na última segunda-feira (20/10). O craque, que está se recuperando de uma lesão e não pôde jogar, não hesitou em expressar sua insatisfação pelas redes sociais, questionando a qualidade da arbitragem no Brasil.
Ele postou em seu perfil no X, antigo Twitter: “Tem que profissionalizar a arbitragem no Brasil pra ontem”. Essa mensagem foi publicada logo depois da polêmica do pênalti marcado a favor do Vitória. O árbitro da partida, Rafael Rodrigo Klein, inicialmente deixou a jogada seguir, mas, após recomendação do VAR, chamou o lance de volta e assinalou a penalidade. O goleiro Gabriel Brazão derrubou Renzo López na área, e o jogador Matheuzinho converteu o pênalti aos 41 minutos do primeiro tempo.
Um exemplo interessante foi o momento em que o atacante do Santos, Lautaro Díaz, também caiu na área ao tentar finalizar. O juiz marcou pênalti, mas voltou atrás após revisão do VAR. Nas imagens, é possível ver que ele chutou o chão em vez da bola, o que justificou a alteração na decisão.
Com essa derrota, o Santos permanece na 16ª posição do campeonato, apenas uma acima da zona de rebaixamento, somando 31 pontos. O Vitória, que agora tem a mesma pontuação, é o primeiro do Z4, porém, está atrás do time santista no número de vitórias, apesar de ter jogado uma partida a mais.
Neymar está fora dos campos desde setembro, devido a uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita. A expectativa é que ele retorne às atividades em novembro, na reta final do Brasileirão 2025.