CBF considera final única na Copa do Brasil a partir de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está pensando em fazer algumas mudanças bem interessantes no calendário do futebol brasileiro. Uma das propostas em destaque é a transformação da final da Copa do Brasil em um jogo único, começando já em 2026. Essa final poderia ocorrer em um estádio neutro, o que promete trazer uma nova emoção para os torcedores.

Essas mudanças fazem parte de um pacote que será apresentado na quarta-feira (1º de outubro). A ideia é simplificar um pouco o calendário, que muitas vezes fica apertado. Com isso, os clubes da Série A entrariam na competição mais cedo, na fase de 16 avos de final, que é antes das oitavas.

Só para clarear, as oitavas e semifinais continuariam com a tradicional disputa em jogos de ida e volta, mas as fases iniciais seriam apenas em um único confronto. A final, por sua vez, ficaria para o final do ano, fechando o calendário do futebol nacional. Essa alteração já está sendo discutida para se alinhar com as datas de outros campeonatos, como o Brasileiro, que termina em 7 de dezembro em 2025.

Outra razão para essas mudanças é a necessidade de abrir espaço no calendário para que um clube brasileiro possa participar do Intercontinental da FIFA, agendado para o Qatar, que acontece a partir do dia 10 de dezembro. Atualmente, Palmeiras e Flamengo estão na briga pela vaga, que será decidida com o campeão da Libertadores.

Uma reunião entre os dirigentes está marcada para esta terça-feira (30 de setembro) e será a oportunidade para finalizar essas novas propostas.

você pode gostar também