Aposentadoria para quem tem entre 40 e 50 anos no INSS: como funciona?

Saiba como essa faixa etária pode ser beneficiada

Para quem tem 40 ou 50 anos mas ainda mantém o pensamento numa boa aposentadoria, esse artigo é perfeito para tirar dúvidas.

Isso porque muitas pessoas se encontram nesse mercado e precisam se preparar para ou até mesmo fazer parte desse momento.

Continue a leitura abaixo e entenda mais!

aposentadoria
Pessoas de 40 ou 50 anos podem pensar em aposentadoria – Foto: Christian Buehner via Unsplash

Aposentadoria para pessoas entre 40 ou 50 anos é possível?

Após a Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 13 de novembro de 2019, as regras para aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se tornaram mais rígidas. Para quem tem entre 40 e 50 anos, as possibilidades de se aposentar são:

  • Regra de transição do pedágio de 50%: exige 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens, além de um acréscimo de 50% no tempo de contribuição que faltava em 13/11/2019 para se aposentar.
  • Regra de transição da aposentadoria por meio dos pontos: exige um número mínimo de pontos, que é a soma da idade e do tempo de contribuição. Em 2023, as mulheres precisam de 89 pontos e os homens de 99 pontos.

Regra de transição do pedágio de 50%

Essa regra é a mais comum para quem tem entre 40 e 50 anos. Para se aposentar por essa regra, é necessário ter 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens, além de um acréscimo de 50% no tempo de contribuição que faltava em 13/11/2019 para isso.

Por exemplo, uma mulher que tinha 30 anos de contribuição em 13/11/2019 precisaria de mais 10 anos de contribuição para se aposentar. Com a regra do pedágio, ela precisaria de mais 15 anos de contribuição, pois 10 x 1,5 = 15.

O valor da aposentadoria é calculado com base na média dos 80% maiores salários de contribuição.

Regra de transição da aposentadoria por meio dos pontos

Essa regra é mais vantajosa para quem tem um tempo de contribuição maior. Para se aposentar por essa regra, é necessário atingir um número mínimo de pontos, que é a soma da idade e do tempo de contribuição.

Em 2023, as mulheres precisam de 89 pontos e os homens de 99 pontos. Para se aposentar, é preciso ter pelo menos 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens.

O valor da aposentadoria é calculado com base na média dos 80% maiores salários de contribuição.

Outras possibilidades

Além das regras de transição, existem outras possibilidades de se aposentar para quem tem entre 40 e 50 anos. São elas:

  • Especial: para quem exerce atividades insalubres, perigosas ou penosas.
  • Por invalidez: para quem tem uma doença ou lesão que o impede de trabalhar.
  • Por idade rural: para quem trabalha no campo.

Plano de aposentadoria

É importante fazer um plano de aposentadoria para garantir uma renda suficiente na velhice. Para isso, é preciso considerar o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida.

Um profissional de contabilidade ou de direito previdenciário pode ajudar a elaborar um plano de aposentadoria personalizado.

você pode gostar também