Melhores combinações para sala de estar: guia completo

Está difícil escolher o esquema de cores para deixar sua sala de estar bem decorada? Confira nossas sugestões de melhores combinações para sala de estar.

Momentos de convivência em família, horas de entretenimento assistindo televisão e festas com amigos. Todas essas atividades diferentes compartilham um endereço em comum: a sala de estar.

Por causa dos numerosos usos que o cômodo pode assumir, é importante decorá-lo com essa versatilidade em mente, escolhendo as melhores combinações para sala de estar no quesito cores e decoração.

Neste artigo, vamos apresentar a você 5 combinações de cores ideais para transformar sua sala de estar ou de TV em um local ainda mais bonito e agradável. Não perca!

Combos coloridos: 5 melhores combinações para sala de estar que você deve experimentar

Antes de começarmos, vale destacar que ao escolher uma das melhores combinações de cores para a sala de estar, você deve levar em consideração três fatores principais: os gostos dos outros moradores, o tamanho do cômodo (saiba mais sobre móveis minimalistas) e as decorações e demais elementos já presentes no local.

Isso garantirá que o resultado final seja uma sala de estar com uma paleta de cores harmônica que agrada a todos. Portanto, pense nesses critérios ao explorar a nossa lista, assim será mais fácil decidir a combinação perfeita para o seu lar. Vamos lá?

Leia mais: Design de interiores: ideias fáceis sobre como economizar

1. Off whites e sua cor favorita

Para quem está com dificuldade ou medo de errar na escolha de cores, os off whites pareados com uma outra cor são a melhor solução.

Também conhecidos como branco envelhecido, os off whites são as variações de branco que não são “brilhantes” como o branco comum. Sabe aqueles tons “apagadinhos” ou “lavados” como beges, tons de creme muito claros e “branco gelo”? Eles são os famosos off white.

Por isso, dado à natureza neutra dessas cores, elas combinam com quase todas as outras cores mais vibrantes, tornando o ambiente balanceado e harmonioso.

Por exemplo, em uma sala de estar com muitos elementos coloridos. Sendo assim, você pode criar um visual menos chamativo ao incorporar um rack off white na decoração.

O contrário também é possível, visto que salas de estar com predomínio de cores neutras podem ganhar vida com a adição de móveis com tons vibrantes. O segredo é saber equilibrar os dois membros dessa combinação.

2. Rosa claro e azul escuro

Os tons de rosa claro não precisam ficar restritos aos quartos femininos, porque juntos com variações de azul escuro eles formam uma das melhores combinações para sala de estar.

Sendo assim, cores como rosa bebê e rosa quartz têm potencial de trazer delicadeza e sofisticação para o ambiente. Porém, elas precisam ser balanceadas com tons sóbrios para não deixar o local visualmente enjoativo.

Os tons de azul escuros são perfeitos para equilibrar a doçura do rosa claro. Além disso, segundo a design de interiores Schaelly Campos, confiança é um dos sentimentos transmitidos por cômodos com azuis. Tal efeito é muito positivo, visto que a sala de estar é um cartão de visitas e a porta de entrada da residência, como destaca Schaelly.

3. Azul e verde

Azul e verde são um par muito fácil de introduzir na decoração da sala de estar, pois ambas as cores são tons frios e naturalmente ficam muito bem juntas.

Tons de azul combinados com tons de verde formam um esquema de cores calmante e que remete à paisagem costeira, como explica Jennifer Ebert em seu artigo com sugestões de melhores combinações para sala de estar no portal Homes & Gardens.

A editora sênior de conteúdo do portal britânico especializado em decoração recomenda a adição dessas cores por meio de padrões florais em almofadas, cortinas e peças de cerâmica, por exemplo.

4. Verde e tons terrosos

Retomando o verde da dica anterior, você pode eliminar o azul da equação e adicionar tons terrosos para criar uma atmosfera que reflete a harmonia da natureza, como sugere Jennifer.

A fim de aplicar esse combo de cores na prática, selecione uma variação de verde escuro (verde floresta, por exemplo) e faça dela a cor predominante na sala de estar. O passo seguinte é inserir os tons terrosos (variações de marrom, laranja, bege, caramelo e outras cores similares) por meio da mobília.

O resultado será um local aconchegante e discreto ao mesmo tempo, ideal para receber visitas e fazer com que elas se sintam em casa.

5. Amarelo e cinza

Esse par de cores soa inusitado, mas merece um lugar na lista de melhores combinações para sala de estar e vamos explicar o porquê.

O amarelo é comumente associado à alegria e vivacidade, dois atributos que condizem com atividades típicas da sala de estar, como compartilhar momentos felizes com a família e amigos, não é?

Mas antes de incorporar amarelo no cômodo inteiro, é importante escolher uma cor que equilibre a energia e aspecto chamativo inerente aos tons de amarelo, especialmente os mais vibrantes.

O cinza é uma das melhores cores para cumprir este papel. Isso porque, conforme indica Schaelly Campos, trata-se de uma cor marcada pela elegância e sobriedade. Por isso, são características que harmonizam com a alegria e vivacidade do amarelo através da criação de contraste.

Veja também: Como decorar sua casa gastando quase nada?

Dessa forma, pontos focais amarelos são uma boa pedida em salas de estar com grandes áreas predominantemente cinzas.

Por exemplo, uma estante para livros, um aparador ou rack na cor amarela são muito bem-vindos em uma sala com um sofá ou parede cinza.

Qual dessas melhores combinações para sala de estar é a sua favorita? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Comments are closed.