Influenciadores criticam marcas por apropriação de ideias

Recentemente, o mundo da moda se agitou com um movimento interessante. Vários influenciadores e páginas de moda estão discutindo um problema sério: grandes marcas que estão, aparentemente, fazendo uma verdadeira “limpa” nas ideias de pequenos estilistas. Tudo isso sem dar os devidos créditos.

Um dos casos que chamou atenção foi o da famosa marca americana Tod’s. Influenciadores destacaram que a Tod’s teria se inspirado em um sapato da Car Shoe, criado lá nos anos 60, e agora um modelo semelhante virou destaque na nova coleção. A situação esquentou ainda mais quando surgiram acusações de que a marca copiou o logotipo da estilista nativo-americana da Tribe of Two. Eles teriam utilizado um “T” duplo, que é uma marca registrada da designer, em uma nova linha de produtos.

Outro exemplo vem das areias do Nordeste brasileiro. Artesãos dessa região e da Índia estão se manifestando contra a Prada, que lançou sandálias que são praticamente idênticas às que eles produzem artesanalmente. Enquanto as peças da grife são vendidas por cerca de sete mil reais, no Nordeste, essas sandálias podem ser encontradas por quinze reais.

A Dior também entrou na dança das críticas. A marca lançou um casaco que, além de ser incrivelmente caro — quase duzentos mil reais —, foi descrito como inspirado em artesãos da Romênia, porém sem dar os créditos a eles.

Esse descontentamento nas redes sociais reflete um sentimento crescente: no universo da alta-costura, a criatividade muitas vezes parece estar em segundo plano. No fim das contas, muitos acreditam que, nesta indústria, as ideias originais estão sendo facilmente “copiadas”.

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