Val Marchiori recorre à tecnologia para preservar cabelo em tratamento

Val Marchiori compartilhou, nesta quarta-feira (15/10), alguns detalhes sobre sua primeira sessão de quimioterapia, logo após ter colocado um cateter. A empresária,diagnosticada com câncer de mama em agosto, decidiu usar um método alternativo para tentar evitar a queda de cabelo durante o tratamento.

No vídeo que publicou nas redes sociais, Val não escondeu a dificuldade do processo: “Dói demais. Arde. Arde muito”, declarou. Durante as imagens, a gente a vê com um equipamento especial na cabeça. Esse dispositivo é conhecido como touca de crioterapia, que ajuda a proteger os fios capilares durante a quimioterapia.

O que é a touca de crioterapia?

Esse método, que também pode ser chamado de touca hipotérmica, funciona resfriando o couro cabeludo antes, durante e após a quimioterapia. A temperatura baixa provoca a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, o que diminui o fluxo de sangue na área e ajuda a evitar que o medicamento prejudicial aos cabelos chegue aos folículos.

A touca é colocada cerca de 30 minutos antes do início da quimioterapia e deve ser mantida durante toda a sessão. Após a aplicação, recomenda-se continuar com o uso dela por mais 60 a 90 minutos. O interessante é que, segundo alguns estudos, esse método pode ser eficaz em aproximadamente 60% dos casos, ajudando a preservar os fios.

Efeitos colaterais e considerações

Os efeitos colaterais desse tratamento geralmente são razoáveis, incluindo sensibilidade no couro cabeludo, alguns calafrios e dor de cabeça. Porém, é importante destacar que a touca de crioterapia não é indicada para pacientes que tenham tumores que afetem o couro cabeludo ou para aqueles com cânceres hematológicos, como leucemias e linfomas.

De volta ao vídeo, Val se mostrou otimista enquanto detalhava seu processo. Ela também fez um apelo para que suas seguidoras façam exames preventivos regularmente. “Já fiz as minhas cirurgias e a minha primeira quimio. É bem difícil, bem desconfortável. Mas fé em Deus que tudo vai dar certo. Agora, só falta mais cinco sessões. Estou um pouco enjoadinha, mas me recuperando”, contou, demonstrando força e esperança.

Essa é uma fase desafiadora, e acompanhar a jornada da Val pode ser inspirador para muitos que também passam por situações semelhantes.

você pode gostar também