Renato Teixeira comemora homenagem no “Caldeirão”

O Portal Caiçara acompanhou de perto a gravação de um programa especial que promete emocionar. O cantor Renato Teixeira, muito querido por sua trajetória na música, recebeu uma homenagem da TV Globo que será exibida no “Caldeirão com Mion” neste sábado (30/8), em celebração aos seus 80 anos. A repórter Monique Arruda teve a oportunidade de conversar com ele ainda nos bastidores da atração, na última segunda-feira (25/8), no Rio de Janeiro.

Renato não escondeu a felicidade ao receber esta homenagem. Ele refletiu sobre a importância de poder contar a história da música sertaneja em um horário de destaque na televisão. “É uma alegria imensa participar de um momento assim. Nunca fui de receber grandes homenagens, mas quando acontece, é uma felicidade tão grande, parece que você está voando. É uma chance de mostrar que a música brasileira é muito mais rica e profunda do que parece”, declarou.

### O Ritmo e a Poesia

Para Renato, o sertanejo se destaca não apenas pelo ritmo, mas também pela forte poética que carrega. Ele descreve essa conexão como algo “fortíssimo e poderoso”, que traz uma riqueza inigualável à música. “Isso permite que a nova geração crie músicas de qualidade. Ser uma referência para os mais novos é motivo de muito orgulho. A conclusão que eu chego é que deu tudo certo, né?”, compartilhou.

### Sucessos e Emoções

O artista é conhecido por sucessos que marcaram gerações e listou algumas de suas músicas favoritas, como “Rumaria”, interpretada por Elis Regina, e “Tocando em Frente”, na voz de Maria Bethânia. Ele fez uma observação interessante: “As músicas mais conhecidas são emocionantes e prazerosas, mas aquelas que toco em casa, que talvez ninguém conheça, também me trazem muita alegria”.

Renato compara suas canções a filhos: “Você gosta de todos, cada um tem sua beleza. As que não ficaram tão boas, você acaba deixando de lado, mas quase todas as que escrevi trazem lembranças boas e agradáveis”.

### Reflexões sobre o Sertanejo

Por fim, Renato também falou sobre as diferenças entre a música sertaneja de antigamente e as composições atuais, que frequentemente tocam em temas como traição e bebidas. Ele acredita que a poesia deve ter um espaço importante na música: “Essas músicas estão por aí, e são boas, mas tenho um compromisso forte com a poesia. Em ‘Rumaria’, por exemplo, falo sobre a vida. É importante cultivar a diversidade na música brasileira, com canções que falam de tudo, incluindo o amor”.

Com um jeito sincero e apaixonado, Renato Teixeira continua a encantar os fãs e sua contribuição à música brasileira é, sem dúvida, inestimável.

você pode gostar também