Gilberto Gil homenageia Preta em show após morte da filha
Gilberto Gil voltou aos palcos no último domingo (17/8), quase um mês após a perda de sua filha, Preta Gil. Durante o show em São Paulo, ele emocionou o público ao cantar “Drão”, uma canção que ele escreveu para Sandra Gadelha, mãe de Preta. O momento foi muito especial e carregado de significado.
A apresentação aconteceu no dia 20 de julho, data em que Preta faleceu aos 50 anos, após lutar bravamente contra um câncer no intestino diagnosticado em 2023. Assim que começou a tocar “Drão”, Gilberto compartilhou seu sentimento: “Todas as vezes que tenho cantado essa música ultimamente, tenho cantado para ela. Uma das meninas lá de casa, nossa menina Preta. Foi feita pra mãe dela.” As palavras do cantor tocaram o coração de todos presentes.
### Última Apresentação de Preta
Vale lembrar que “Drão” foi a última música que Preta e Gilberto cantaram juntos durante a turnê “Tempo Rei”, em abril. Naquela apresentação, a mãe de Fran Gil se juntou a eles no palco, criando um momento inesquecível que agora ganha um novo significado.
### As Cinzas de Preta
Gilberto também conversou sobre a despedida de Preta em uma entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo. No Dia dos Pais, ele explicou que sua filha foi cremadora em uma cerimônia íntima com amigos e familiares no Cemitério e Crematório da Penitência, no Rio de Janeiro, após um velório aberto ao público no Teatro Municipal.
Preta deixou orientações pessoais sobre o que gostaria que fosse feito com suas cinzas. “Ela pediu para que suas cinzas fossem distribuídas entre amigos e familiares”, contou Gil. Algumas pessoas já decidiram o que fazer com as cinzas que receberão. Segundo o cantor, tem quem pretende transformá-las em uma joia ou espalhá-las em lugares especiais, como no jardim ou no mar da casa na Bahia.
Esses momentos tornam a memória de Preta ainda mais presente, não só na família, mas também entre todos que a amavam.