Marina Silva Detalha Vetos de Lula no Licenciamento Ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou 63 dispositivos do projeto de Lei do Licenciamento Ambiental. A informação foi repassada em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (8/8), pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A criação da Licença Ambiental Especial (LAE), que prevê autorização de obras sem análise de degradação, será regulamentada pelo governo por meio de uma Medida Provisória. Marina Silva explicou que o Conselho Nacional do Meio Ambiente será acionado para estabelecer quais projetos poderão ter a LAE.

Teremos equipes destinadas a dar celeridade a esses licenciamentos, mas isso não permitirá que se faça licenciamentos simplificados. Não vai ser monofásico, destacou a ministra.

marina silva detalha vetos de lula no licenciamento ambientalLula veta 63 dispositivos do Licenciamento Ambiental; Licença Especial será regulada por MP (Reprodução/Agência Brasil)

Aspectos do Projeto

O projeto aprovado no Congresso Nacional previa a criação da Licença Ambiental Especial. A medida, que foi alvo de críticas por parte dos ambientalistas, autorizava o governo a tocar obras consideradas importantes sem análise do potencial de degradação. Além disso, a emissão da licença seria mais ágil, com tempo fixado de no máximo 12 meses e validade de cinco a dez anos.

O governo vetou o dispositivo que caracterizava a LAE como monofásica, ou seja, a norma autorizava a expedição de licenças ao mesmo tempo. Agora, a ideia é garantir que todas as fases de liberação da LAE sejam respeitadas. O governo, porém, não anunciou quando a Medida Provisória será assinada por Lula.

É um esforço grande, em termos de fazer com que a gente ganhe, como eu sempre digo, agilidade sem perda de qualidade, e que possamos dialogar constantemente com o Congresso Nacional para alcançar algo em benefício da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável, disse Marina Silva.

Outros 37 dispositivos vetados pelo presidente Lula serão aproveitados em um novo projeto de Lei, reescritos e enviados em caráter de urgência ao Congresso Nacional. A equipe liderada por Marina Silva organizou os vetos em quatro eixos:

  • Garantir a integridade do processo de licenciamento;
  • Dar segurança jurídica para empreendimentos e investidores;
  • Assegurar os direitos dos povos indígenas e quilombolas;
  • Incorporar inovações que tornem o licenciamento mais ágil sem comprometer sua qualidade.

Fique por Dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram e mantenha-se sempre informado sobre as novidades do mundo da música e das celebridades!

você pode gostar também