Relatório revela o que piloto disse antes da queda de avião nos EUA
Quase um mês após a queda de um jato executivo em uma área residencial de San Diego, na Califórnia, autoridades dos Estados Unidos divulgaram um relatório preliminar sobre o acidente. O documento do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) detalha os últimos minutos do voo, indicando que o avião voava em altitude muito inferior à recomendada durante a aproximação para o pouso, enfrentando baixa visibilidade e com equipamentos do aeroporto fora de operação.
O acidente, que ocorreu em 22 de maio, resultou na morte de seis pessoas, todos ocupantes da aeronave, além de pelo menos oito feridos leves em solo. O Cessna Citation havia decolado do Aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, com destino ao Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, em San Diego, após uma parada para reabastecimento em Wichita, Kansas. Cerca de 1h30 depois, o avião caiu em um bairro residencial, destruindo casas e veículos.

Detalhes do acidente
Entre as vítimas estavam o piloto, o agente musical Dave Shapiro, e as assistentes Emma L. Huke, de 25 anos, e Kendall Fortner, de 24, além do ex-baterista da banda The Devil Wears Prada, Daniel Williams. Aproximadamente 10 casas foram danificadas ou destruídas, segundo autoridades locais.
O relatório aponta que, ao se aproximar do aeroporto, o piloto foi informado sobre a inoperância do sistema automático de informações meteorológicas. Ele recebeu dados da base aérea de Miramar, que indicavam ventos calmos e visibilidade de apenas 800 metros. Mesmo com a forte neblina e as limitações visuais, o piloto decidiu prosseguir com a aproximação. Quando o controlador de tráfego aéreo perguntou se ele gostaria de receber vetores para uma nova rota, o piloto respondeu: Acho que ficaremos bem.
A investigação revelou que, a cerca de 5 km da pista, o jato já estava abaixo da altitude recomendada. O avião continuou a perder altura até atingir apenas 18 metros acima do solo, colidindo com linhas de energia e atingindo uma residência e cerca de 20 veículos antes de explodir. A caixa-preta foi encontrada próxima às torres de energia, enquanto partes da cabine e da asa foram arremessadas a mais de 400 metros do ponto de impacto inicial.
O NTSB destacou que as luzes do Indicador de Alinhamento da Pista (RAI), essenciais para pousos com pouca visibilidade, estavam fora de serviço desde março de 2022. Não há confirmação se o piloto tinha conhecimento da falha. Um gravador de voz da cabine foi recuperado e está em análise. O relatório preliminar não aponta as causas oficiais do acidente, que só devem ser divulgadas após a conclusão do inquérito, o que pode levar até dois anos.
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