Brasil confirmado na cúpula do G7 no Canadá com Lula e Trump
(Reprodução/)O governo brasileiro confirmou, nesta sexta-feira, 30 de maio, o recebimento de um convite oficial para participar da cúpula do G7, marcada para os dias 16 e 17 de junho, em Kananaskis, no Canadá. O encontro reúne as sete maiores economias industrializadas do mundo e, neste ano, espera-se a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A participação do Brasil demonstra a continuidade da reaproximação do país com fóruns multilaterais de alto nível, iniciada em 2023 após um período de afastamento. O G7, além de seus membros permanentes, como Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Itália e Canadá, convida nações externas a cada edição para discutir questões globais urgentes, incluindo mudanças climáticas, economia e segurança internacional.
Um dos pontos altos desta edição pode ser um encontro inédito entre Lula e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Desde que Trump reassumiu a presidência em 2024, ele ainda não teve uma reunião pessoal com o presidente brasileiro. Essa aproximação pode ocorrer em um momento de tensões diplomáticas, com declarações do governo dos EUA sobre possíveis sanções a autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Trump também mantém relações com figuras da oposição brasileira, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante a conferência conservadora CPAC, realizada em Washington no início do ano, ele mencionou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que estava presente no evento.
Fique por dentro!
Para se manter atualizado sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Sua participação é essencial! Compartilhe essas informações e fique por dentro das últimas notícias!