Irmão de Lula em investigação do INSS gera alerta no Planalto
O Planalto intensificou a vigilância sobre o uso político do nome de Frei Chico, irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido à operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF). Esta investigação apura fraudes relacionadas a descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), uma das entidades inicialmente mencionadas na operação. Contudo, no dia 8 de maio, o sindicato foi excluído da lista de organizações implicadas no suposto esquema. A Advocacia Geral da União (AGU) retirou o Sindnapi do pedido central em ação cautelar de urgência, que também solicitou o bloqueio de R$ 2,5 bilhões em bens de entidades envolvidas.

Nota de defesa do Sindnapi
Em resposta às tentativas de associar Frei Chico ao caso, o Sindnapi divulgou uma nota a parlamentares na quarta-feira (14/5), intitulada Frei Chico e os ataques para atingir o governo Lula. O documento destaca a trajetória de Frei Chico no sindicalismo brasileiro, desde os tempos da ditadura militar, e enfatiza que sua posição atual é fruto de mérito e dedicação à causa dos aposentados.
A entidade também lançou uma cartilha chamada Fato ou fake: desmontando as mentiras sobre Frei Chico, esclarecendo que não possui relação privilegiada com o governo federal. Nos bastidores, aliados do governo têm trabalhado em uma estratégia de contenção de danos, considerando a possibilidade de Frei Chico apresentar publicamente sua defesa em Brasília, embora essa ideia tenha sido descartada em favor de esclarecimentos através de documentos enviados ao Senado Federal.
Frei Chico integra a direção do Sindnapi desde 2008 e assumiu a vice-presidência há cerca de um ano, sendo convidado para o cargo pelo atual presidente da entidade, Milton Cavalo.
Fique por dentro!
Para mais atualizações sobre o mundo político e notícias relevantes, siga @canaldosfamosos no Instagram. Mantenha-se informado sobre os acontecimentos que impactam o cenário atual!